Roma. O filme narra a vida da empregada doméstica, Cleo (Yalitza Aparicio), babá e faz tudo de uma família no México no ano de 1971. Tudo acontece com ela: fica grávida, a Cidade do México Romaentra em efervescência política e seu patrão separa da esposa. Um filme poético e sensível que já está sendo considerado uma obra-prima. Filmado em preto e branco.

CURIOSIDADES

  • O título do filme, “Roma”, não se refere à capital da Itália, é um bairro de classe média da Cidade do México.
  • O filme é o primeiro em língua espanhola a ser indicado para a principal categoria do Oscar, Melhor Filme.
  • A Netflix, a gigante do streaming, gastou entre US$ 25 milhões e US$ 30 milhões para promover o filme e “sensibilizar” os jurados da Academia. É a campanha mais cara e luxuosa na divulgação de um filme em língua estrangeira.
  • Na categoria de Melhor Filme, até hoje, nenhum filme estrangeiro ganhou.
  • Até a 90ª edição do Oscar, apenas 10 filmes estrangeiros foram indicados na categoria de Melhor Filme, sem vitória: “A Grande Ilusão” (francês), “Z” (francês), “Os Emigrantes” (sueco), “Gritos e Sussurros” (sueco), “O Carteiro e o Poeta” (italiano e espanhol), “A Vida é Bela” (italiano), “O Tigre e o Dragão” (chinês), “Cartas de Iwo Jima” (japonês) e “Amour” (francês).
  • Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (países e premiações)

Itália: 11; França: 9; Rússia: 4; Espanha: 4; Dinamarca: 3; Holanda: 3; Suécia: 3; Alemanha: 3; República Tcheca: 3; Argentina: 2; Áustria: 2; Suíça: 2; Irã: 2; Hungria: 2; África do Sul: 1; Argélia: 1; Bósnia e Herzegovina: 1; Canadá: 1; Costa do Marfim: 1; Japão: 1; Polônia: 1; Taiwan: 1; e Chile 1. Nessa categoria o Brasil não recebeu nenhuma premiação.

CRÍTICA

O filme já é considerado pela crítica uma obra-prima. Foi escrito, produzido, fotografado, montado e dirigido por Alfonso Cuarón, que gosta de um realismo, poucos diálogos, tomadas com a câmera em movimento, suave sensibilidade, realismo, crítica social e plano-sequência.

É um filme biográfico. Cuarón aproveitou o enredo para colocar toda sua vida, percepções, reflexões, traumas, amor, numa obra intimista, atemporal que podia ter ocorrido em muitas partes do mundo e com muitos de nós. O silêncio fala muito na obra de Cuarón. Temos tomadas com poucos sons, apenas apitos, sons de uma roda sobre as fezes do cachorro, barulho do carro arranhando na lateral de uma garagem, e na abertura temos uma “viagem” com a lavagem da entrada da casa: joga água e esfrega, joga água e esfrega…

Esse filme é sucesso de crítica e recebeu diversas premiações. Tudo foi feito com muita competência e com reflexões que vão além dos diálogos. Uma obra para ser admirada e reverenciada além do seu tempo.

Você vai se envolver com a emprega doméstica e imaginar um futuro melhor para ela. Vai sofrer o que ela sofreu, vai sentir o que ela sentiu. Achou pouco? Então, confira essa produção. Dificilmente você ficará sem se posicionar sobre esse filme. Mesmos aqueles que não captarem o recado do diretor, ficarão com o filme na cabeça. “Roma” tem esse poder: provocativo e instigante.

CHANCES PARA O OSCAR DE MELHOR FILME

  • “Roma” concorre em 10 categorias no Oscar 2019: Melhor Filme, Filme Estrangeiro, Direção, Atriz (Yalitza Aparicio), Atriz Coadjuvante (Marina de Tavira), Roteiro Original, Fotografia, Direção de Arte, Edição de Som e Mixagem de Som.
  • Já faturou muitas premiações que antecedem o Oscar: Globo de ouro: melhor diretor, filme em língua estrangeira; Festival de Veneza: Leão de Ouro de melhor filme; BAFTA: melhor filme, filme em língua não inglesa, fotografia, diretor; Critic’s Choice Awards: melhor filme, diretor, fotografia, filme estrangeiro; e mais outras 10 premiações importantes para Melhor Filme.
  • Ele deve finalmente dar ao México o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
  • Um detalhe que merece destaque foi o pouco tempo que o filme foi exibido nos cinemas. A Netflix “desconectou” o filme das salas de cinema. Essa questão e o fato da premiação da Academia ter o DNA do cinema, sala de cinema, acho que pode ser uma fraqueza na estratégia de promoção dessa produção ao Oscar de Melhor Filme.

Viajei na proposta do diretor, fiz todas as reflexões que ele nos apresentou com muita técnica e competência. Saí do filme lembrando de cenas e situações que comparei com a minha experiência de vida. Tecnicamente uma obra-prima, entretanto, não é o meu preferido ao Oscar de Melhor Filme. 

 

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

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