VICE conta a trajetória política do mais poderoso vice-presidente norte-americano, Dick Cheney. Filme baseado em fatos reais que apresenta uma narrativa diferenciada e didática, protagonizada por Christian Bale.
CURIOSIDADES
- Verdade: Dick Cheney foi expulso da Universidade de Yale por mal comportamento (bebida e briga, nessa ordem).
- Durante o 11 de setembro de 2001 (ataques terroristas nos USA) Dick Cheney era o todo poderoso vice-presidente norte-americano e comandou diversas ações, inclusive o ataque ao Iraque.
- A mulher de Dick, Lyn, teve importante papel na carreira política do marido. Ela o mantinha focado no poder.
- Christian Bale é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator ao lado de Rami Malek, de “Bohemian Rhapsody”.
CRÍTICA
Esse filme tem como diretor e roteirista Adam McKay, o mesmo de “A Grande Aposta”, de 2016, sobre a crise imobiliária norte-americana de 2007. Esses dois filmes são semelhantes no seu enredo com uma narrativa diferente e interessante. Essa exclusiva forma de contar uma história tem narradores, depoimentos, em alguns momentos parece que estamos num documentário. É uma nova forma de fazer filmes, uma nova linguagem cinematográfica.
Christian Bale está muito bem no papel do protagonista. Engordou 20 Kg, engrossou o pescoço, tudo para se parecer fisicamente com o Cheney. Seu personagem é marcante, seco e sem cenas de grande carga dramática. Pela sua brilhante performance é o grande indicado a Melhor Ator da Academia de 2019.
Steve Carell interpreta Donald Rumsfeld e a Amy Adams faz a esposa de Cheney, Lyn Cheney. Para interpretar George W. Bush (2001-2009) contamos com a talentosa atuação de Sam Rockwell. Se você nunca gostou do presidente Bush (filho) vai adorar esse papel de Rockwell porque ele consegue destruí-lo. Se você tinha uma imagem não muito boa de Bush, agora ela será péssima.
CHANCES PARA O OSCAR DE MELHOR FILME
“VICE” já recebeu importantes premiações como:
- Prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Montagem;
- Critics’Choice Award: Melhor Maquiagem;
- Christian Bale foi premiado como Melhor Ator no Globo de Ouro e no Critics’Choice Award;
- O filme está indicado em 08 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Adam McKay), Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Rockwell), Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Maquiagem.
Filme reflexivo. Uma narrativa criativa, com pitadas de humor. Uma aula de política que nos apresenta como Dick Cheney foi moldado, construiu sua carreira política e se tornou um dos homens mais poderosos do mundo. Em Cartaz nos cinemas.
Comments are closed.