O mais novo número da revista piauí está disponível para leitores de todo o Brasil.
A reportagem de capa, “A verdade da comissão”, de Julia Duailibi, fala sobre os bastidores da Comissão Nacional responsável por apurar os crimes contra os direitos humanos cometidos durante a ditadura militar no Brasil. A jornalista relata os principais impasses que atravancam as investigações, como a resistência das forças militares e o grande número de arquivos a analisar.
Cem anos após o nascimento de Carlos Lacerda, Otavio Frias Filho conta a trajetória do homem que veio da militância comunista e se tornou símbolo da direita ideológica do país em “O tribuno da imprensa”. Claudia Antunes fala sobre a legalização da maconha no estado norte-americano do Colorado e sua repercussão na carga tributária em “Erva generosa”.
O continente asiático é tema das reportagens de Bernardo Carvalho, Richard Lloyd Parry e Ian Johnson. Em “Bem-vindo ao Paquistão”, Carvalho discorre sobre as adversidades que encontrou durante duas semanas de viagem pela Índia e Paquistão. Já “Os fantasmas do tsunami” conta a história dos sobreviventes que há três anos são assombrados pelos espíritos dos que morreram no pior desastre natural do Japão. A reportagem “Está no ar” traz a história da visita de Johnson a uma cidade chinesa superpoluída localizada na região responsável por 10% de toda a produção de aço do mundo.
O bom humor marca presença na piauí por meio do Diário da Dilma, em que o ghost-writer Renato Terra representa a presidenta e conta suas impressões sobre a vida no Palácio do Planalto. Nesse número, Dilma discorre sobre a relação com Lula em “Quem fala muito dá bom-dia a cavalo”. A revista também apresenta nessa edição os “classificados da base aliada”, com todo o tipo de propostas de vendas, alugueis e barganhas envolvendo programas de partidos, cargos, dossiês e até mesmo sogras.
Poemas de Wallace Stevens e diálogos de Freud, Nietzsche e Mark nos quadrinhos de Corey Mohler também estão nesta edição.
A arte da capa é de autoria de Jim Darling.
Acesse a piauí pelo Facebook e no Twitter – “revista piauí, pra quem tem um parafuso a mais”.
Comments are closed.