Marcelo Martinessi estreia como diretor de um longa de ficção já colecionando inúmeros prêmios importantes. As HerdeirasAo assistir As Herdeiras (Las Herdeiras) você já percebe como ele é despretensioso e nos ganha pela singeleza e pelo “menos é mais”.

Desconhecia o cinema paraguaio e porque não dizer que fico feliz como artista de ver um filme da América Latina tendo tanto destaque e arrancando inúmeros elogios.

As Herdeiras ganharam Prêmio de Crítica e troféu honorífico Alfred Bauer, coleciona 19 prêmios em sua trajetória (em Gramado fez uma coleção de Kikitos na parte estrangeira) e simplesmente a atriz Ana Brun saiu de Berlim com o Urso de prata de Melhor atriz.

O mais interessante é pesquisar sobre ela e saber que Ana Brun (uma atriz já de meia idade) foi atriz de teatro, nunca atuou no cinema e atualmente é advogada de direitos autorais. Logo, mesmo Ana negando em entrevistas que não se considera uma atriz em formação e até mudando seu nome original pelo pseudônimo Ana Brun, ela demonstra diante das câmeras um trabalho precioso e detalhista de sua personagem podendo calar a boca de muitos diretores que taxam atores de teatro como over e não naturais diante da câmera.

Martinessi acerta na escolha do trio de atrizes (Ana Brun, Margarita Irún e Ana Ivanova) que têm atuações convincentes e que fortalecem as outras personagens. Ana fica com uma personagem que vive no ócio, Margarida despojada e solar e Ivanova é um furacão cheia de vontades. Cada atriz é forte, mas o filme fica nas mãos de Brun com uma interpretação delicada, triste e silenciosa por vários momentos.

As Herdeiras tem um roteiro que traz tudo em doses homeopáticas, com silêncios, câmeras que transitam, como se estivéssemos vendo tudo pelas frestas das portas ou uma abertura da janela. O roteiro não fala do passado das personagens e mostra friamente e de maneira linear a realidade de como estas mulheres estão vivendo.

Desconhecia nos últimos anos um filme que retratasse um casal lésbico de meia idade. Não é panfletário, não abre discussões sobre o feminismo, mas sim mostrar os percalços que qualquer casal independente da opção sexual, idade e condição social pode viver. Quando duas pessoas estão juntas há tanto tempo e o que há entre elas não é amor, mas uma espécie de poeira. Não há palavras, afetos trocados, elogios e grandes impulsos juntos, mas sim uma mesmice.

Chela (Ana Brun) e Margarita Irún (Chiqui) são um casal e vivem numa casa que beira a falência.  Ambas são de classe alta e passam por uma grave crise financeira e também mesmo que não percebam também como casal. Enquanto Chiqui toma as rédeas da casa e tenta resolver os problemas financeiros, sua mulher Chela permanece num estado catatônico, submersa na depressão e evitando a vida.

Mesmo com a crise financeira Chela se nega a perder suas regalias e deixar de lado seu estilo de vida, tanto que contratam uma empregada, pois vemos ali refletidas as relações patrão e empregado e a necessidade de se ter um subjugado.  O diretor quis trazer essa classe conservadora que não se permiti a mudanças.

Teremos a burguesia sendo retratada em suas protagonistas e nas senhoras conservadoras e que o próprio diretor define como fofoqueiras que se tornou um pouco a sociedade Paraguaia. Vemos mulheres retrógradas e ultrapassadas e em Chela há uma tentativa de romper algo imposto e que esmaga e ousar (como romper a quietude?)

Chela só consegue sair da ociosidade e caminhar com suas próprias pernas, mesmo que titubeando a partir do momento que Chiqui é presa por fraude fiscal.  Chela que passava 24 hs em casa murmurando e parecendo pedir desculpas por existir, agora tem a possibilidade de reexistir. De repente sua vizinha idosa pede para que ela a leve para partidas de jogo de bilhar com as amigas e Chela passa a ser motorista ou porque não dizer taxista.

Ela ocupa seu tempo, ganha alguma renda e num jogo de bilhar conhece Angy (Ivanova). Essa vem como uma possibilidade, um impulso, uma mulher que fala de sexo sem papas na língua, que admira, escuta, repara e se interessa por Chela.

Angy é a possibilidade de escancarar a porta. Há esse contraste interessante que o diretor traz da personagem silenciosa diante de mulheres que tomam conta da sua vida. E o filme fala e traz o feminino de uma forma tão enraizada que aqui os homens e as interpretações masculinas são vultos ou quase a ausência destes.

O mais bonito do filme que acredito que pegará um público muito restrito é essa possibilidade de um mundo lá fora e o quanto torcemos pela personagem para que encontre forças. Quando nos vemos esmagados diante do amor, da vida e há uma possibilidade de recomeçar, mas é necessário com muita dor e dúvida se desapegar dos bens, das pessoas e aprender a dizer não.  Chela é como muitos de nós, mulheres que só dizem sim e nem sabem o por que o dizem.

Há um momento que na infância ela era chamada de Poupée (boneca, em francês) e esse apelido parece ter seguido para a vida adulta, onde Chela não é protagonista de sua vida e se molda aos outros.  É esmagador entrar nessa bolha que Marcelo nos conduz e ver como é difícil tomar decisões quando se está habituado.

Como tomo as rédeas da minha vida quando deixei alguém fazer isso por mim ou por nós?

Pensei durante o filme como mulheres podem ocupar o seu lugar? Como ainda pode talvez uma experiência de uma mulher de meia idade se assemelhar até histórias de mulheres jovens (cada vez o cinema tem trazido dramas silenciosos com excelentes interpretações e personagens com mais de 60 anos). Parece que vivemos numa caverna enclausurada e está difícil e temeroso se arriscar.

Me oponho a dar spoiler, mas reflito quantas vezes aquela mulher de olhar longe e triste não se viu atravessando a porta. E cada vez mais vemos mulheres se arriscando a ir.

Nem tudo que se mostra é o mais importante, então fique atento ao final.

Às vezes você só precisa ouvir uma poesia romântica diante do carro e ousar nessa vida.

Author

Atriz há 16 anos, apaixonada por cinema. Filha do gerente do ex-cinema Marrocos.

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