Três Anúncios Para Um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)

SINOPSE

Mildred Hayes (Frances McDormand), mãe de uma garota assassinada brutalmente há sete meses, Três Anúncios Para Um Crimeinconformada com a demora nas investigações e solução do crime, resolve alugar três outdoors numa estrada pouco movimentada perto de sua cidade. Os três anúncios colocados nos outdoors provocam muitas reações na população da pequena cidade de Ebbing, Missouri.

CURIOSIDADES

Esse ótimo filme foi indicado em sete categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Ator Coadjuvante (Woody Harrelson e Sam Rockwell), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

Seu diretor, Martin McDonagh, não foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, mas concorre pelo Melhor Roteiro Original de sua autoria.

McDonagh, numa viagem que fez, se inspirou num anúncio de crime ainda não resolvido para escrever e dirigir esse filme.

A atriz McDormand teve dúvida em assumir o papel da protagonista do filme e foi convencida pelo seu marido. Mal sabia ela que o diretor McDonagh escreveu o roteiro pensando exatamente nela como atriz principal.

Além da protagonista, um destaque é para o personagem do policial Jason Dixon. Ele e sua mãe nos brindam com ótimas cenas. Uma das melhores: na delegacia de polícia, que estava toda envolvida numa tragédia, ele, com cara de deleite e fora da realidade, ouvia no fone de ouvido “Chiquitita” do ABBA, impagável.

CRÍTICA

 Adorei esse longa-metragem. Esse drama policial, um faroeste contemporâneo, é um franco favorito ao Oscar de Melhor Filme da Academia. Tem um excelente roteiro que nos revela não culpados ou vítimas, ele nos traz os sentimentos das pessoas em diálogos triviais e bem realistas. Assim, temos uma boa história contada com uma atuação brilhante de um time de excelentes atores. É um drama, mas com um humor desconcertantemente inteligente e natural.

Frances McDormand, uma das melhores atrizes da atual geração, está perfeita no papel. Nos traz uma mãe inconformada pela não solução do crime da filha. Ela é durona nos seus propósitos, mas demonstra amor e justiça, obstinada em descobrir o culpado pelo assassinato da filha.

Somam-se a essa protagonista o Xerife Bill Willoughby (Woody Harrelson), atormentado pela não conclusão do caso e o policial Jason Dixon (Sam Rockwell). Esse policial rouba nossa atenção quando aparece em cena pela sua  competente atuação e pela complexidade de seu personagem. Esses três atores estão na disputa pela estatueta de Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.

Esse longa não tem mocinhos, nem bandidos. Tem personagens que nos fazem querer um filme para cada um deles. Que roteiro maravilhoso! A propósito, quando terminou o filme eu queria mais, poderíamos ter perfeitamente uma continuação (spin-off).

CHANCES PARA MELHOR FILME NO OSCAR 2018

O filme recebeu várias indicações em diversas premiações e já venceu os seguintes prêmios:

  • Melhor Filme: Las Vegas Society Film Critics Awards, Globo de Ouro, London Critics’ Circle Film Awards, Festival de Toronto e Veneza e escolhido para a lista dos 10 melhores filmes do ano do AFI Awards;
  • Melhor Atriz (Frances McDormand): Toronto Film Critics Awards, Las Vegas Society Film Critics Awards, Globo de Ouro, SAG Awards, Critics’ Choice Movie Awards e London Critics’ Circle Film Awards;
  • Melhor Ator Coadjuvante (Sam Rockwell): Las Vegas Society Film Critics Awards, Online Film Critics Society Awards, Globo de Ouro, Critics’ Choice, Movie Awards e SAG Awards;
  • Roteiro Original (Martin McDonagh): Globo de Ouro, Las Vegas Society Film Critics Awards e London Critics’ Circle Film Awards.

Na Corrida do Oscar as importantes premiações recebidas nos dão as reais possibilidades para o Melhor Filme. E, com tantas premiações já recebidas e pelas tantas outras indicações, esse é sim um potencial vencedor de Melhor Filme da Academia em 2018. E, na minha opinião, pelo brilhante roteiro e pela atuação do time de estrelas do seu cast, um dos melhores filmes dessa 90a edição de premiação da Academia.

Em cartaz nos cinemas. Assista!

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Comments are closed.