Taxi Driver em 4K
SINOPSE
A história do anti-herói Travis, que sofria de insônia e vagava pelas ruas de Nova York e decide dirigir um taxi, está de volta no CineSesc. Taxi Driver teve sua película remasterizada em 4K. O filme é o mesmo original de 1976, dirigido por Martin Scorsese, estrelado por Robert De Niro e Judie Foster.
ENREDO
Na Nova York de 1976 um ex-fuzileiro naval dos USA, Travis Bickle, perambula pela aquela cidade caótica. Atormentado pela insônia, resolve dirigir um taxi, pois assim poderia ganhar um dinheiro enquanto vagava sem rumo pelas ruas. Solitário e atormentado por uma disciplina rígida, sonhava que um dia Nova York fosse lavada de toda aquela imundice que existia nas ruas, principalmente à noite, com marginais e prostitutas.
Encontra uma linda mulher, a Betsy (Cybill Shepherd), por quem se declara e tenta ter encontros com ela e não é bem-sucedido. Revoltado e atormentado, decide matar o candidato a presidente da época para quem Betsy trabalha no Comitê Eleitoral. Situação que é comparada ao assassinato de John Lennon, em 1980, e na tentativa de assassinato do presidente americano Ronald Reagan, em 1981 (o assassino, John Hinckley Jr, teria visto o filme umas 15 vezes e se apaixonou pela atriz Jodie Foster e se inspirou no filme para a tentativa de assassinato).
CURIOSIDADE
Martin Scorsese aparece no filme como um passageiro do taxista estrelado por Robert De Niro. Essa aparição tem um sentido provocante. O passageiro, Scorsese, implanta a ideia de assassinato na cabeça já enlouquecida do taxista.
CRÍTICA
O filme é um ícone do cinema mundial. Concorreu a 4 Oscars, mas não ganhou nenhum. Em 1976, ganhou a Palma de Ouro de Cannes, por melhor filme e, em 1977, ganhou os prêmios BAFTA para Atriz Coadjuvante e Estreante, 2 prêmios (Jodie Foster) e Trilha Sonora (Bernard Hermann).
Como o filme é o mesmo e, depois de 40 anos, sua crítica já se consolidou. Trata-se um filme que foi fonte de inspiração para muitos cineastas e valorizou a narrativa em primeira pessoa e trouxe elementos interessantes nas tomadas de imagens das ruas de Nova York e verdades sobre aquela época. Outra personalidade marcante do filme é a música. Um jazz marca presença decisiva em todo o filme.
A trilha sonora em muito contribuiu para a atmosfera da narrativa que retrata um personagem conturbado, perdido, solitário e questionador dos valores mundanos daquela atualidade. Esse filme foi muito importante para Robert De Niro, que já havia ganhado um Oscar de Ator Coadjuvante por “O Poderoso Chefão Parte II”, em 1974. Em Taxi Driver consolidou-se como ator dramático e emprestou seu talento para tantos outros sucessos (“Touro Indomável”, “Franco Atirador”, “Cabo do Medo”, “Ronin”, e muitos outros).
Para a atriz Jodie Foster foi um divisor de águas na carreira dela. Ganhou vários prêmios e seguiu sua carreira de boa atriz (“Acusados”, “O Silêncio dos Inocentes”, “Contato”, e tantos outros).
Agora chegou o momento de comentar sobre essa nova cópia em 4K. Esse é um novo filão do mercado: transformar os sucessos consagrados nessa nova tecnologia, muito melhor, em 4K, também conhecida como Ultra HD.
Cada um dos fotogramas do filme é digitalizado e feita a limpeza. São retirados chuviscos e pode ser trabalhada a questão da luz e outros detalhes técnicos, inclusive do som. O resultado final é um filme novo, de novo. A sensação é que estamos vendo um filme feito na atualidade com os recursos hoje disponíveis.
Parabéns à indústria cinematográfica que poderá transformar os grandes sucessos de baixa resolução em filmes como se atuais fossem. Ganha a indústria, ganha os cinéfilos.
CONCLUSÃO
Foi uma grata experiência ir a uma sala de cinema e poder ver esse sucesso de 40 anos com uma qualidade superior, em 4K.
Numa das tomadas do capô do carro do taxista Travis podemos ver as gotas de chuva numa qualidade que os filmes antigos não poderiam nos proporcionar.
Pelo sucesso que foi o mítico Taxi Driver, sua repercussão no cinema, suas analogias com assassinatos de personagens famosos e pela nova qualidade em 4K, recomendo ir até o CineSesc, na Rua Augusta, 2075, assistir esse filme.
Comments are closed.