Em 2010, a BBC apostou na popularidade das histórias detetivescas e produziu Sherlock, uma série baseada nas obras de Sir Arthur Conan Doyle, mas com uma diferença: é ambientada nos dias atuais.
A estrutura da série é de filmes (episódios) com 1h30min de duração, o que facilita a adaptação da história e evita conclusões apressadas.
Protagonizada pelos excelentes Benedict Cumberbatch (Sherlock Holmes) e Martin Freeman (Dr. John Watson), a série alcançou um nível de excelência invejável e alta aceitação do público, algo mais impressionante se levarmos em conta que não lidamos com uma história nova, desconhecida e pouco popular; mais ainda, conta-se aqui com o alto risco de uma descaracterização da personagem original, porque a história foi adaptada para o século XXI.
Mas os temores se mostram infundados após assistirmos ao primeiro episódio, Um Estudo em Rosa (adaptado de Um Estudo em Vermelho, na obra original). Ver a Baker Street no século XXI e Sherlock Holmes usando GPS, computador e celular é um impulso a mais para gostar de série.
Os figurinos, a fotografia e a montagem são os melhores setores técnicos dessa primeira temporada.
Em relação à montagem, algumas inspiradas fusões e transições de cena dão à série sua característica inovadora e dinâmica. As lentes que captam Londres em plano geral são levemente distorcidas nas extremidades, dispondo na memória do espectador o tabuleiro de uma cidade enevoada e misteriosa.
Nesse contexto, a maravilhosa interpretação de Sherlock Holmes como um sociopata funcional e o seu exato oposto na pessoa de John Watson, fecham o ciclo de elementos necessários para um bom show.
Sherlock é uma série de alta qualidade, bem adaptada e transportada para os nossos dias. Com um ótimo elenco e equipe técnica, não é de se espantar que a reação do público tenha sido muito positiva (a série tem 9,0 no IMDB!), e que a sua renovação tenha sido imediata – embora a segunda temporada veio ao ar apenas esse ano, dado conflitos de agenda com os atores.
A série entra para a lista das melhores produções já realizadas sobre o mais incrível dos detetives da literatura policial.
Sherlock (Sherlock)
Sinopse: Sherlock segue as histórias e os casos do detetive particular Sherlock Holmes e seu fiél escudeiro, o Dr. John Watson, na Inglaterra nos dias atuais. O primeiro caso de Holmes televisionado é “A Study In Pink”, onde ele soluciona uma série de assassinatos que se passam como suicídios. Todos os outros episódios da série também são baseados em um livro de Sherlock Holmes e transformados em contos contemporâneos. Elenco: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Mark Gatiss, Rupert Graves, Andrew Scott, Vinette Robinson. Direção: Toby Haynes, Euros Lyn, Paul McGuigan Gênero: Mistério Duração: 135 min. Canal Original: BBC OneLivraria Saraiva – Sherlock – BBC – Blu-ray por R$59,90
* Curto e Grosso é a sessão da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá. Lista de Posts recentes: [PTP]posts[/PTP]
1 Comment
Eita Márcio…
Após ver os filmes do Guy Ritchie, a curiosidade aumenta, reforçada pelo que li aqui, em ver esta dupla em uma Londres atual em meio aos gadgets e pessoas contemporâneas…. E ainda, em episódios de 90 minutos !
Thanx,
uryens.