Game of Thrones, uma das melhores séries produzidas nos últimos anos. Um misto de fantasia, aventura medieval e até terror, pode-se dizer. Além, é claro, do grande jogo e trama que envolve toda a série, como o seu próprio nome deixa claro – um grande jogo pelo poder do trono de ferro.
E é nessa trama que muitas vezes torna-se até cansativa e chata, mesmo com diálogos muito bem feitos e com interpretações excelentes. Caso de Peter Dinklage no papel do anão Tyrion Lannister, que durante a primeira temporada foi premiado (ator coadjuvante) com um Globo de Ouro e um Emmy Awards, por sua brilhante atuação, que praticamente roubou a cena na primeira temporada e manteve-se agora. E nessa segunda, eu destaco muito o jovem Jack Gleeson, no papel do Rei Joffrey Baratheon, realmente ele foi muito bom.
Mas como disse antes, às vezes esperamos um pouco mais de ação e da tão falada guerra, que, vamos ser sinceros, houve poucas cenas dela, dos “imortais além da muralha” e do inverno que ainda não chegou. Mas apesar da falta desses acontecimentos, vemos a trama que levará a tudo isso, sendo bem elaborada e conseguindo prender o telespectador até o fim.
Esperava mais ação nessa temporada devido à morte de Eddard Stark e toda a revolução que se criou no fim da primeira temporada, bem com a ida da Patrulha da Noite para além da muralha.
No último episódio intitulado “Valar Morghulis”, vemos Jaqen dando uma moeda a Arya Stark e depois se transfigurando e falando que agora atenderá por Valar Morghulis, esse personagem junto com Bronn, (leal escudeiro de Tyrion), Shae (a prostituta por qual Tyrion está apaixonado e vive com ela escondido) e Talisa (a jovem que cuida dos feridos do exercito dos Starks), trazem consigo um grande mistério a qual não sabemos e nem de onde vieram. Creio que podemos aguardar grandes surpresas com eles.
No geral gostei mais uma vez da série, que tanto aqui no Brasil como nos EUA a audiência só aumentou.
A trama, interpretações, cenário, maquiagens e trilha sonora arrebentadora ajudam essa ótima série, que pra quem ainda não conhece, é uma boa pedida para esses tempos de séries de comédia ou de investigação policial.
A terceira temporada promete muito, até pelo fato do que vimos no fim do último episódio, como a Daenerys Targaryen recuperando seus dragões e conseguindo ouro para poder comprar navio e atravessar o mar e chegar até Westeros; e o “gordinho” Samwell Tarly que se vê encurralado pelos “imortais” além da muralha e frente-a-frente com os que rumam para atravessá-la, junto com o inverno que está chegando.
Deixo aqui meus elogios e aguardo ansioso pela nova temporada.
Game of Thrones
2 Comments
olá marcio
gostei muito da sua critica, mais defendendo a serie, como sabemos é uma serie, e os orçamentos não são tão altos como grandes procuções de wollywood, por isso os produtores tem que cortar gastos em algumas coisas, concordo plenamente que deveriam ter mais cenas de batalhas porem quanto mais a cena tem figurantes e materias e essas coisa os custos se elevam muito, o hbo é um canal a cabo por isso tanto nos estados unidos como no brasil não são todos que assistem, e que leva uma serie para frente ou não é a audiencia a cada capitulo, o 10 episodio da 2 temporada teve um pico acho que de 4.4 milhoes de pessoas assistindo, e como sabemos a televisão vive de propaganda, e a propagando só vem com um bom ibope, a algum tempo atras uma das melhores series na minha opinião foi cancelada por ser de um canal a cabo e não ter muita audiencia ela se chamava jericho, era uma serie exelente porem os custos se mostraram acima do que os lucros e o canal cancelou, espero que isso não acontece com GOT, e se for para ter poucas cenas de alto custo porem a serie continuar prefiro do jeito que está, outra coisa, a serie é baseada nos livros do george r.r. martin, e eles seguem praticamente a linha dos livros, a primeira temporada foi baseana no primeiro livro, a segunda foi baseada no segundo livro e a 3ª e 4 serão baseados no 3 livro. por isso as veses a serie em alguns episodios se tornou monotona, e ainda sim faltaram muitas coisas do livro que nao estao na serie, eu acompanho tudo a respeito do universo de westeros e acredito que muitas coisas ainda virão pois o escritor ainda não finalizou a obra…
Só comentando alguns pontos da sua crítica,
1 – Não houve tanta ação porque no segundo livro a única cena de guerra que temos é a batalha de Água negra quando Stannis tenta invadir Porto Real. "Os Outros" erroneamente chamados de "Imortais" não aparecem no segundo livro da série, assim como não veremos o inverno por um bom tempo, talvez no final da quarta temporada.
2 – Talisa (a jovem que cuida dos feridos do exercito dos Starks), nunca apareceu no livro (pelo menos até o terceiro volume da Saga) é uma personagem adicionada não sei por quais motivos, pois alguns personagens na segunda temporada não foram tão bem explorados como deveria ser.
3 – Dany nunca perdeu seus Dragões, incluíram essa cena na série porque a Raínha-De-Além-Mar é muito chata e por várias vezes sem graça no segundo livro. Sam nunca se encontra com os imortais no segundo livro algo que não deveria estar na série, não por agora.
No geral o que acontece na Segunda temporada é bem diferente da Primeira onde há fidelidade em relatar os fatos do livro. A segunda temporada foi mais comercial, com alguns truques para aumentar audiência. No geral a primeira temporada foi a melhor, porque não ocorreram muitas alterações, ou alterações muito drásticas como na segunda. Agora só nos resta esperar pela Terceira temporada e aguardar o que vão fazer na mesma! Espero ansioso!