Muito tem se falado no cinema iraniano, ainda mais depois da prisão de Jafar Panahi, diretor de Isto não é um filme.
Muito tem se falado de A Separação, filme iraniano que venceu três ursos no Festival de Berlim (feito inédito), além do prêmio no Globo de Ouro e o favoritismo no Oscar.
E nunca tanta propaganda de boca a boca valeu tanto a pena. A Separação é mesmo um primor de filme. E acredite, você vai ficar um bom tempo depois da sessão pensando nele.
Asghar Farhadi, que já tinha encantado o mundo com Procurando Elly, já começa o filme com um desafio para o seu público: a cena simples do casal Nader e Simin explicando ao juiz o porquê da separação. O interessante é como a câmera se coloca de frente para o casal, em uma subjetiva do juiz, só ouvimos sua voz questionando. Os dois olham diretamente para câmera dando seus argumentos. Ou seja, nós estamos na posição do juiz, é para nós que o casal se explica e é de nós que ele quer o veredito.
A Separação aborda temas como ideologia, caráter, diferenças religiosas, ética, inocência, somados em um mix explosivo que envolve o espectador pela força do material. É difícil não tomar lados, mas Farhadi tenta fazer o público entender todos os motivos de seus personagens.
A Separação é daqueles filmes que te conquistam. Mesmo em sua longa duração e ritmo lento, ele te prende ao drama daquelas famílias. É íntimo, incômodo, belo. Um filme que a gente não assiste passivamente. Participa, de fato, daquela história doída.
A Separação (Jodaeiye Nader az Simin/ Nader and Simin: A Separation)
Sinopse: Após se divorciar de sua esposa Simin (Leila Hatami), Nader (Peyman Moaadi) é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso. Elenco: Leila Hatami, Sarina Farhardi, Shahab Hosseini, Peyman Moaadi Direção: Asghar Farhadi Gênero: Drama Duração: 123 min. Distribuidora: Imovision * Curto e Grosso é a sessão da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá. Lista de Posts recentes: [PTP]posts[/PTP]
3 Comments
Qdo o filme levou o prêmio no Globo de Ouro, fui pesquisar sobre ele e já fiquei com vontade de assistir. Aliás, fiquei com vontade de assistir vários… Mas esse em especial. E a cada crítica positiva que leio, a vontade só cresce, claro.
Infelizmente acho que não conseguirei ver no cinema. 🙁 Está nesse fim de semana em apenas uma, só uma sala nos cinemas aqui de Brasília.
Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 13/02/12 às 15h .
Abraços cordiais.
Esse é o mal do circuito nacional das salas de cinemas…. excelentes filmes não são distribuídos como deveriam, ficando apenas os blockbusters…