Em meados dos anos 80 e começo dos 90, muita gente se divertia sem videogames, celulares, sem essa tecnologia que temos hoje. Bastava apenas um simples livro de bolso, um lápis, dois dados e a aventura estava garantida.
O conceito do Gamebook vem de gerações anteriores. Diversos autores populares de aventura e horror brincaram com o gênero, como o autor de “Goosebumps”, R. L. Stine. E quem não conhece essa série de livros?
Pois bem, isso tudo funcionava com um sistema bem simples: ao final de cada trecho, conforme a escolha do jogador, este seria indicado a um próximo trecho numerado. Frases do tipo “Se você deseja seguir para o norte, vá para 231″ são constantes dentro das narrativas, e a diversão pode ser infinita. Os itens, status e outras anotações eram computados a lápis. Seu sucesso dependia da escolha nas opções e sorte nos dados.
“Cidade dos Ladrões” é um dos títulos mais populares do estilo. Nesse livro temos um herói que enfrenta todo tipo de malandros e piratas, criaturas sombrias e elfos; consegue uma tatuagem de unicórnio na testa, acrescentando um pouco de humor na brincadeira; e derrota o Príncipe da Noite, Zanbar Bone!
Você vai se surpreender com a quantidade de diversão que um livro de papel pode proporcionar.
É até possível “salvar” o jogo, em determinada escolha, anotando o número do trecho e voltando a ele caso tudo dê errado. E, talvez o melhor, não existe nenhuma máquina controlando os outros personagens, e ninguém para te julgar caso você se esqueça de computar um dano recebido em alguma batalha.
Cidade dos Ladrões
Autor: Ian Levingstone Gênero: Lazer Editora: Jambo O terror espreita a noite enquanto Zanbar Bone e seus cães da lua, sedentos de sangue, mantém a próspera aldeia de Silverton em xeque. Em seu momento de necessidade, os mercadores de Silverton voltam-se para você, um aventureiro e espadachim de aluguel. Sua missão leva-o às ruas escuras e serpenteantes de Porto Areia Negra, em busca de informações vitais, sem as quais a vitória é impossível. Ladrões, vagabundos e criaturas da noite espreitam os viajantes incautos, e muitas vezes sua única escolha será matar ou morrer! Mas, fora do porto, a mais temível aventura de todas o aguarda — a torre-fortaleza do próprio Príncipe da Noite, Zanbar Bone!Tudo de que você precisa é um lápis e uma borracha para embarcar nesta aventura de espada e magia, com um elaborado sistema de combate e uma ficha onde anotar suas vitórias e derrotas. Lista de Posts recentes: [PTP]posts[/PTP]
1 Comment
Cláaaassicos livros de aventura solo!! Todos ultra difíceis, mas muito divertidos.