Em tempos de Lava Jato e em meio a um cenário tão polêmico quanto nos anos 90, o diretor Rodrigo Bittencourt mostra o seu cenário em Real – O plano por trás da história.
No elenco, Cassia Kiss, Juliano Cazarré, Klebber Toledo, Paola Oliveira, Mariana Lima e Emílio Orciollo Neto que completa esse time de peso, dando vida ao personagem principal Gustavo Franco, numa atuação brilhante.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
Sinopse
Brasília, maio de 1993. O país está nas cordas. A inflação chega a 40% ao mês. Os salários derretem. O desemprego é recorde e a moeda foi reduzida a pó. Após uma sequência de planos econômicos que não surtiram efeito, o país é levado à beira da hiperinflação, ao impeachment de um presidente, a uma crise de abastecimento, a demissões em massa, entre outras graves consequências.
Fernando Henrique Cardoso, então o quarto Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, forma uma seleta equipe econômica que, protegida em um bunker contra pressões políticas, mergulha na missão de reforma do Estado com a finalidade de controlar a inflação e cria o Plano Real,
[/box]
Confesso que fui assistir com muita expectativa, pois vivi essa época em que entrar no supermercado era um ato heroico, porque você passava rapidamente por um corredor e no outro a maquininha etiquetadora já remarcava o produto, que você tinha acabado de colocar no carrinho.
Eu tinha muita curiosidade de saber como e quem “inventou” o Real .
O personagem Gustavo Franco mostra todo o conflito pessoal que viveu durante a condução da equipe econômica no planejamento do plano Real, principalmente a pressão psicológica e a ambição pelo poder.
Se você acredita que foi FHC, vá ver o filme. E se você está curioso, como eu, em descobrir como isso tudo aconteceu , veja o filme.
Dificilmente sairá da sala sendo imparcial.
Real – O plano por trás da história poderia ter uma abordagem menos clichê e provocar um debate sem que houvesse lado A e lado B da história.
Alguns diálogos jogam na nossa cara o que frequentemente acontece em nosso país, nos fazendo perceber que estamos de mãos atadas sem poder fazer algo para mudar.
Filme polêmico antes mesmo da estreia. Retirado do XXI Cine PE Festival Audiovisual por alegarem favorecer um discurso partidário alinhado à direita conservadora.
Não deixe de ver!
Comments are closed.