Em Querido Menino, David Sheff (Steve Carrell) é um escritor de renome que vive com sua família, Nic (Timothée Chalamet) – seu filho do primeiro casamento, sua esposa Karen ( Maura Tierney) e seus outros dois filhos pequenos.
Porém, o vício de Nic em metanfetamina mexe profundamente com as estruturas desta família. Enquanto David tenta entender o que levou o filho àquele ponto e como pode ajudá-lo, Nic vive ciclos de recuperações do vício e recaídas.
Por que ver o filme Querido Menino?
Você pode estar pensando: mas um filme sobre dependência química? Sim e não. Não se trata apenas disso, é muito mais profundo.
Primeiro vamos aos pontos técnicos.
A fotografia e direção são lindas e te levam para dentro do estado mental dos personagens junto com eles. Também é muito interessante observar o trabalho feito com efeitos sonoros. As vezes pode parecer estranho, mas os pais estarem em uma apresentação de escola, o som sumir completamente e ser substituído por barulhos de ondas do mar traz uma mensagem complementar ao roteiro.
Naturalmente o roteiro dá estrutura para isso. Não é uma história feliz sobre um rapaz que cai nas drogas , se recupera e vive feliz para sempre; muito menos sobre a derrocada completa de sua vida. Acima de tudo é um filme sobre relações humanas e como estas pessoas lidam com cada situação.
Além disso é interessante como a linha do tempo não sendo contínua traz a montanha russa necessária à história. Assim como a vida de um adicto, que tem altos e baixos com seus vícios, a história também é construída de uma forma para que você viva as emoções na pele assim como os personagens, se coloque no lugar deles.
Inclusive, falando em personagens, vamos ao que considero o ponto alto da trama: Steve Carrell e Timothée Chalamet, por quê eles não estão concorrendo no Oscar?
Steve Carrell traz um pai dedicado mas ao mesmo tempo exigente, que não desiste nunca de seu filho. Você compra suas esperanças, ilusões, desesperos e desilusões. A forma como ele tenta se manter forte, mas ao mesmo tempo sua cara estampa o desespero é impressionante.
Já Timothée Chalamet deve ter feito um trabalho impecável em seus laboratórios para a personagem. Desde os momentos em que está drogado até os tiques típicos de quem está em abstinência, tudo planejado nos mínimos detalhes. Além do mais, gostaria de destacar suas cenas de choro, uma atuação totalmente entregue e verdadeira.
Por que NÃO ver o filme Querido Menino?
Vamos começar pelo fato que o filme Querido Menino não é fácil de digerir. Definitivamente não é um filme para assistir quando não está fazendo nada ou quer apenas colocar alguma coisa para distrair a cabeça.
Sobretudo por sua temática é um filme pesado e que trará um desgaste emocional ao final. Por mais que não chegue a chorar (como eu fiz durante metade dele) ele te deixado exausto ao final.
Também não é um filme ágil, ele pode parecer arrastado para aqueles que estão mais acostumados com filmes de ação. Em muitos momentos a história parece que vai acabar, mas começa ali mais uma ascendente na trama (lembra que falei da montanha russa acima?).
Por fim, se você não consegue ter empatia pelo tema abordado talvez o filme só lhe pareça chato. Ou, se você tem algum caso próximo talvez o filme dispare alguns gatilhos em você.
Comments are closed.