Uma psicanalista portuguesa vem ao Brasil fazer uma pesquisa acadêmica sobre violência e tem como paciente uma funcionária da universidade, que foi violentada pelo pai e tem um irmão traficante, tudo em meio ao cenário de violência que explode no Rio. Esse é Praça Paris. com direção de Lucia Murat e com elenco de Garce Passô, Joana de Verona, Alex Brasil.
Praça Paris é vencedor dos prêmios de Melhor Direção (Lucia Murat) e Melhor Atriz (Grace Passô) no Festival do Rio 2017, e tem estreia marcada nas telonas dia 26 de abril.
Além dos dois prêmios no Festival do Rio, o longa recebeu o Prêmio Dom Quixote de Melhor Filme no Festival de Havana em 2017 e foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Chicago e para o Festival de Talin (Estônia) Black Nights.
Em 2018, “Praça Paris” participou do FEStin em Lisboa, no qual a atriz Grace Passô ganhou o prêmio de Melhor Atriz. Este é o primeiro trabalho para cinema de Grace Passô – que já tem uma carreira consolidada como atriz e dramaturga no teatro, além de estar conquistando cada vez mais o público, os jurados e a crítica especializada no universo cinematográfico.
“Praça Paris” mostra o conflito que surge entre a terapeuta Camila (Joana de Verona) e sua paciente, Glória (Grace Passô), em um Centro de Terapia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Glória é ascensorista na instituição e tem histórico de ter sido violentada desde muito jovem. E o irmão, Jonas (Alex Brasil), traficante no morro onde ela vive, está preso. A trama retrata a violência que voltou a explodir no Rio através da distância social e emocional entre as duas personagens centrais do filme.
Uma montanha russa de emoções, juntamente com Glória personagem de Grace Passô que interpreta com feroz realismo e Camila personagem de Joana de Verona que nos coloca diante de relações entre pessoas de classes sociais tão diferentes e de nossos medos, traumas, e obsessão que se mesclam em um jogo de prazer e culpa, loucura e sanidade, construção e desconstrução da cidade.
Sem duvidas, ‘Praça Paris’ chega como um filme reflexivo e que nos dá um soco na boca do estômago. É preciso refletir e digerir a mensagem. Até quando vamos sofrer a imposição do outro e o preconceito?
Um roteiro impecável, atuações maravilhosas, e, como disse a Diretora em uma entrevista:
É um thriller que trabalha a intimidade dos personagens.
Comments are closed.