SINOPSE
Uma família pobre sul coreana, pai, mãe, filho e filha, todos desempregados, moram num apartamento baixo, semelhante a um porão, pequeno e sujo. O filho começa a dar aulas de inglês numa família rica com a mesma composição: pai, mãe, filho e filha. A partir daí a família pobre bola um plano para cada um deles se infiltrarem nos afazeres da linda casa da família rica. O plano é cumprido, mas muitos acontecimentos acorrem dessa pirâmide instável, construída sobre mentiras.
CURIOSIDADES
- O significado do título do filme é ambíguo, segundo o diretor Bong Joon-ho: “Como a história é sobre a família pobre se infiltrando e invadindo a casa rica, parece muito óbvio que Parasita se refere à família pobre, (…). Mas, se você olhar por um outro lado, dá para dizer que a família rica também é parasita em termos de trabalho. Eles sequer conseguem lavar louça, não conseguem dirigir seus carros, eles drenam o trabalho da família pobre. Então, ambos são parasitas.”;
- Bong Joon-ho é diretor, roteirista e um dos produtores do filme.
CRÍTICA
Um bom filme. Nos apresenta a realidade sofrida de uma família sul coreana que vive das migalhas da sociedade, trabalhando em atividades temporárias e mal remuneradas. Vivem num ambiente sujo e apertado. Conhecem uma família rica que é justamente o oposto de tudo isso: casa desenhada por arquiteto famoso, espaçosa e luxuosa, com todo conforto e fartura. A partir desse enredo polarizado de riqueza x pobreza, o diretor traça um enredo intenso, permeado de surpresas, trágico e cômico. Estrategicamente o filme não tem vilão, todos são vítimas da sociedade.
O diretor soube conduzir de forma inteligente e diferenciada uma história com humor e sangue, tragédia e ternura, terror e suspense. O filme revela uma descoberta inusitada que faz uma grande reviravolta na história. Confiram.
CHANCES PARA O OSCAR DE MELHOR FILME
- O filme recebeu 06 indicações ao Oscar:
- Melhor Filme
- Melhor Direção
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Design de Produção
- Melhor Montagem e
- Melhor Filme Internacional.
- Já ganhou o Globo de ouro, Palma de Ouro, SAG e mais 19 importantes prêmios internacionais.
- O filme tem como diferencial seu Roteiro Original, excelente Direção, Design de Produção e Montagem. Deve ganhar com certeza o Oscar de Melhor Filme estrangeiro, mas não leva a estatueta de Melhor Filme.
Filme apaixonante. Esse é um daqueles filmes que te provocam a refletir sobre as desigualdades sociais em que vivemos: muitos tem pouco e poucos tem muito. A narrativa vai nos prendendo e nos envolvendo com uma história cômica, trágica, com pitadas de terror (suave) e suspense. Vai levar o Oscar de Filme Estrangeiro
Comments are closed.