A 90ª. edição da cerimônia de premiação do Oscar 2018 será no próximo dia 04.03.18, domingo, em Los Angeles, Califórnia, no Teatro Dolby. O comediante Jimmy Kimmel comandará a apresentação pelo segundo ano consecutivo. Teremos 60 filmes entre longas e curtas concorrendo em 24 categorias.
CURIOSIDADES DOS INDICADOS
“A Forma da Água” recebeu 13 indicações ao Oscar, perdeu apenas para “A Malvada” (1950), “Titanic” (1997) e “La Land” (2016), que receberam 14 indicações; “Dunkirk” ficou em segundo com 08 indicações; “Três Anúncios para um Crime”, 07; “O Destino de Uma Nação” e “Trama Fantasma”, 06; “Blade Runner 2049” e “Lady Bird”, 05; e “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Corra!”, “Mudboud – Lágrimas Sobre o Mississipi” e “Star Wars – Os Últimos Jedi”, 04 indicações.
Temos dois brasileiros na disputa pelo Oscar: o diretor Carlos Saldanha com o longa de animação “O Touro Ferdinando” e o produtor Rodrigo Teixeira com o filme “Me Chame Pelo Seu Nome”.
Na categoria Meryl Streep, digo, Melhor Atriz, teremos mais uma vez a Meryl Streep que é a recordista agora com 21 indicações, protagonizando o filme “The Post – A Guerra Secreta”.
Christopher Plummer com 88 anos de idade é o mais velho a receber uma indicação da Academia como ator coadjuvante em “Todo Dinheiro do Mundo”.
O filme “Logan” fez história: foi a primeira vez que um filme de super-heróis foi indicado na categoria Melhor Roteiro Adaptado.
Para quem ainda não viu “A Forma da Água”: tem na trilha sonora a música “Chica Boom Chic”, da Carmen Miranda. “O meu ganzá faz Chica Boom Chic…”
Duas grandes injustiças que o público e até mesmo os críticos cobram: a ausência de Steven Spielberg na indicação de Melhor Diretor, por “The Post – A Guerra Secreta”, e nenhuma indicação para o sucesso de bilheteria “Mulher Maravilha”.
CURIOSIDADES DO OSCAR
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) oferece anualmente, desde 1929, esse importante prêmio do cinema hollywoodiano. Depois de muitos modelos utilizados, a partir de 1941 os envelopes que continham os ganhadores passaram a ser abertos ao vivo como vemos até hoje. É a honraria mais importante da Academia aos profissionais da indústria cinematográfica. Todas as outras grandes premiações como o Emmy, Tony e Grammy foram baseadas no Oscar.
Sobre o nome Oscar dado à estatueta, existem diversas versões. O nome Oscar tem origem no inglês antigo Osgar que significa “lança de Deus”. Mas, reza a lenda que Bette Davis teria também comparado a estatueta ao seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson. A mais popular versão para o nome Oscar é a da secretária da Academia, Margaret Herrick, que, quando viu a estatueta, teria dito: “parece meu tio Oscar!”. O fato é que a partir de 1939 a Academia passou a utilizar esse apelido, The Oscar, para seus prêmios (Academy Awards).
A estatueta com 35 cm de altura pesa quase 4 quilos, feita de estanho e folheado a ouro de catorze quilates. Retrata um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme e tem uma espada de cruzada segurada pelas mãos apontada para os pés. Vale cerca de 500 dólares, mas quem a leva recebe muito mais que isso pelo reconhecimento e destaque em seu trabalho.
Nos últimos anos a cerimônia de premiação tem sido marcada por protestos e gafes. Já tivemos protestos contra anti-islamismo, política e homofobia. Em 2016 tivemos o protesto contra racismo com o famoso #OscarsSoWhite (“Oscar tão branco”). Em 2017 foi a vez da histórica gafe na última premiação quando foi aberto o envelope do Melhor Filme e anunciado “La Land” quando na verdade deveria ser “Moonlight”. Esse ano os latinos pretendem fazer algum protesto quanto à ausência de atores e atrizes latinos indicados. O fato é que quem puder ver a cerimônia da entrega dos prêmios, verá também shows de música e outras performances, e, possivelmente, algum protesto ou gafe, já que a premiação é ao vivo.
MELHOR FILME
São 24 categorias de premiações nesta 90ª edição do Oscar: Filme, Direção, Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Roteiro Original, Montagem, Trilha Sonora, Animação, Filme Estrangeiro, Documentário, Efeitos Visuais, Fotografia, Design de Produção, Figurino, Maquiagem e Penteado, Canção Original, Mixagem de Som, Edição de Som, Curta de Animação, Curta de Documentário, Curta de Ficção.
Os filmes “Dunkirk”, “Lady Bird”, “A Forma da Água”, “Corra!” e “Trama Fantasma” levam vantagem na corrida pelo Oscar de Melhor Filme, pois foram indicados também a Melhor Diretor. Nem sempre o filme do ganhador do Oscar de Melhor Diretor vence o Oscar na categoria de Melhor Filme. Mas, quase sempre vencem para Melhor Filme os filmes que tem indicação para Melhor Diretor. Essa regra não valeu em 2013 quando Ben Affleck não concorreu a Melhor Diretor e ganhou Melhor Filme com “Argo”. O júri da Academia leva várias análises em seus julgamentos.
Nos meus próximos textos abordarei os filmes indicados ao Oscar na categoria de Melhor Filme:
- “A Forma da Água”
- “Corra!”
- “Dunkirk”
- “Lady Bird”
- “Me Chame Pelo Seu Nome”
- “O Destino de uma Nação”
- “The Post – A Guerra Secreta”
- “Trama Fantasma”
- “Três Anúncios para um Crime”
Até breve.
Comments are closed.