No último domingo, 04.03.18, no Dolby Theatre, em Los Angeles, tivemos muitas atrações e acontecimentos na 90ª edição da cerimônia de premiação do Oscar 2018.
Foi a noite da inclusão e da diversidade.
Tivemos entre os premiados e apresentadores: latinos, negros, mulheres, um premiado de 89 anos e uma transgênero. Houve protestos de dreamers (filhos de imigrantes), de assédio sexual das mulheres (Time’s Up) e sobre a inclusão das mulheres em papéis mais importantes.
Para completar tivemos as piadas e inovações. E, neste ano, sem gafe histórica na abertura dos envelopes. Uma linda festa com justas e injustas premiações. Pacote completo.
Vamos então ao Oscar 2018.
CURIOSIDADES SOBRE A PREMIAÇÃO
“A Forma da Água” foi indicado a 13 Oscars e levou quatro. O filme é uma ode aos excluídos: Seu diretor, Guilhermo Del Toro, mexicano, fez um objetivo e impactante discurso na cerimônia de premiação da Academia: “… eu sou um imigrante. A melhor coisa que nossa indústria faz é apagar as linhas na areia quando o mundo tenta fazê-las mais profundas.” Esse foi um recado direto ao governo de Donald Trump que é um xenófobo de carteirinha.
Outra presença de origem mexicana na noite de premiação foi da animação “Viva – A Vida é uma Festa” que levou dois Oscars.
Tivemos pela primeira vez a apresentação de uma das atrações feita por uma transgênero, Daniela Vega, atriz, cantora e protagonista do filme “Uma Mulher Fantástica” (chile) que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O primeiro negro a ganhar o Oscar de Melhor Roteiro Original foi Jordan Peele por “Corra!”. Esse filme foi o primeiro filme do gênero de terror a concorrer ao Oscar de Melhor Filme.
James Ivory, com 89 anos, fez história ao se tornar o mais velho premiado do Oscar pelo Melhor Roteiro Adaptado do filme “Me Chame Pelo Seu Nome”. Esse longa foi produzido pelo brasileiro Ricardo Teixeira.
Frances McDormand, levou a estatueta de Melhor Atriz pelo filme “Três Anúncios Para Um Crime”. Fez um discurso emocionante pedindo às mulheres indicadas para se levantarem e exigirem a cláusula de inclusão (exigir contratualmente que a diversidade esteja refletida no elenco e na equipe de produção de um filme).
O assédio sexual também teve seu momento de protesto. As atrizes Salma Hayek, Annabella Sciorra e Ashley Judd, vitimas do produtor Harvey Weinstein, foram ao palco e deram seu recado. Essas atrizes participam do movimento Time’s Up (O tempo acabou).
Outro discurso em linha com os protestos foi protagonizado pela atriz Lupita Nyong’o (negra e mexicana) e pelo cineasta Kumail Nanjiani (paquistanês), que apoiaram a associação Dreamers (mais de 800.000 filhos de imigrantes que chegaram sem documentos nos USA). Disseram no palco da cerimônia: “Somos dreamers. Crescemos sonhando que um dia trabalharíamos nos filmes. Os sonhos são o fundamento da América”.
Outra curiosidade deste Oscar coube à Greta Gerwig, por “Lady Bird – É Hora de Voar”. Foi a primeira vez que uma mulher foi indicada na categoria de Melhor Diretor. Não levou, mas fez história.
O apresentador Jemmy Kimmel, num momento de inovação e retribuição, levou alguns convidados da cerimônia do Oscar a um cinema perto dali para agradecer àqueles que sustentam a indústria do cinema: o público. Nem a comitiva, nem o público do cinema, nada sabiam o que ia ocorrer. A comitiva do Oscar levou lanches e doces e agradeceram os espectadores que receberam com surpresa e alegria a retribuição e o reconhecimento.
Para fechar com chave de ouro, ou melhor, com o Oscar de Melhor Filme, tivemos a mesma dupla de atores Warren Beatty e Faye Dunaway de 2017. Desta vez não houve gafe e sem mais delongas entregaram o Oscar de Melhor Filme de 2018 da Academia para a “Forma da Água”.
LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS
- Filme: “A Forma da Água”
- Atriz: Frances Mcdormand – “Três Anúncios Para Um Crime”
- Ator: Gary Oldman – “O Destino de Uma Nação”
- Diretor: Guillermo Del Toro – “A Forma Da Água”
- Ator Coadjuvante: Sam Rockwell – “Três Anúncios Para Um Crime”
- Atriz Coadjuvante: Allison Janney – “Eu, Tonya”
- Filme Estrangeiro: “Uma Mulher Fantástica” – Chile
- Figurino: “Trama Fantasma”
- Roteiro Original: “Corra!” – Jordan Peele
- Roteiro Adaptado: “Me Chame Pelo Seu Nome” – James Ivory
- Documentário: “Ícaro”
- Fotografia: “Blade Runner 2049”
- Edição de Som: “Dunkirk” – Alex Gibson e Richard King
- Mixagem de Som: “Dunkirk”
- Cabelo e Maquiagem: “O Destino De Uma Nação”
- Direção de Arte: “A Forma da Água”
- Curta de Animação: “Dear Basketball”
- Animação: “Viva – A Vida É Uma Festa”
- Efeitos Visuais: “Blade Runner 2049”
- Montagem: “Dunkirk”
- Documentário de Curta-Metragem: “Heaven Is A Traffic Jam On The 405”
- Curta-Metragem: “The Silent Child”
- Trilha Sonora: “A Forma da Água”
- Canção Original: “Remember Me” – “Viva – A Vida é Uma Festa”
FILMES COM MAIS DE UM OSCAR
4 | “A Forma da Água” | Filme, Diretor, Trilha Sonora e Direção de Arte |
3 | “Dunkirk” | Edição de Som, Mixagem de Som e Montagem |
2 | “Três Anúncios Para Um Crime” | Atriz e Ator Coadjuvante |
“Blade Runner 2049” | Efeitos Visuais e Fotografia | |
“Desafio de Uma Nação” | Ator e Cabelo e Maquiagem | |
“Viva – A Vida é Uma Festa” | Animação e Canção Original. |
INDICADOS AO OSCAR DE MELHOR FILME E MINHAS NOTAS (0 a 10)
“A Forma da Água”: levou quatro Oscars. Tem uma história singular que aborda excluídos (“monstro”, muda, negros, um artista gay, machismo e preconceitos), misturando vários gêneros como drama, aventura, suspense e um desfecho poético. Nota 9.
“Três Anúncios Para Um Crime”: excelente filme e roteiro muito bom. Seus personagens são fortes e a história de um cruel assassinato é contada de uma forma envolvente e divertida. Além da Frances McDormand premiada como Melhor Atriz, esse filme também levou o Oscar de Ator Coadjuvante, Sam Rockwell. Gostei muito do filme. Nota 10.
“Desafio de Uma Nação”: um filme baseado em fatos históricos e aborda a carreira do primeiro ministro Winston Churchill que é representado pelo ator Gary Oldman que está tão bem no papel que levou a estatueta de Melhor Ator. O lendário Churchill, bebedor inveterado e fumante de charutos, protagonizou ótimas tiradas ao longo de sua carreira como primeiro ministro. Algumas são muito bem colocadas no filme. Nota 9.
“Trama Fantasma”: segundo seu protagonista Daniel Day-Lewis, esse foi seu último filme. Faz um personagem genioso, num historia surpreendente. Esse longa levou o Oscar de Melhor Figurino. Nota 8.
“Me Chame Pelo Seu Nome”: é uma linda história da descoberta de amor de um jovem por um professor. Filme poético e nos faz refletir sobre obstáculos que a sociedade nos impõe e que a verdadeira felicidade pode ser encontrada ao superar as dificuldades. Levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Nota 9.
“Lady Bird – É Hora de Voar”: um drama que retrata a vida de uma adolescente e sua busca para se descobrir e se encontrar. A relação dela com a mãe é o fio condutor do filme. Não levou nenhum Oscar. Nota 6.
“Post – A Guerra Secreta”: Tem Meryl Streep e tom Hanks. Ela numa atuação digna de mais uma indicação ao Oscar (agora com 21 indicações e três premiações). O filme retrata as dificuldades de uma mulher na década de 70 à frente de uma grande empresa, The Washington Post. Também não foi premiado. Nota 7.
“Corra!”: um enredo que já entrou para história. Foi o primeiro filme denominado de terror a concorrer a Melhor Filme. O filme traz suspense e uma trama inteligente que nos prende e nos brinda com ótimas cenas divertidas. Levou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Nota 8.
“Dunkirk”: tecnicamente muito bom. Levou 03 premiações, todas técnicas. Relata fatos históricos da 2a Grande Guerra. Nota 7.
Esses dois últimos filmes entraram em cartaz no segundo semestre de 2017 e podem ser vistos na Net ou Netflix. Todos os demais estão em cartaz nos cinemas. Confira.
Comments are closed.