Assisti a avant-première de Moonlight – Sob a Luz do Luar nessa última quarta-feira em São Paulo, convidado pela Diamond Films.

Concorrendo a 8 Oscars, é tocante e comovente. Estará em exibição no próximo dia 23/02.

O roteiro é do diretor Barry Jenkins e foi inspirado no projeto teatral “In Moonlight Black Boys Look Blue”. Retrata a vida do tímido e calado Chiron.

O filme apresenta 3 fases distintas da história sofrida e de descobertas do personagem principal: sua infância (Alex Hibbert), a adolescência (Ashton Sanders) e juventude (Trevante Rhodes).

A trama trata de todos os clichês, que poderiam existir no subúrbio da Miami dos anos 80 com drogas, preconceito racial e bullying. Entretanto, a competência do diretor Jenkins apresenta esse enredo de uma forma original e suavizada.

Além dos três atores, que se revezam para interpretar o protagonista Chiron, temos outros fortes personagem como Mahershala Ali, que faz um traficante que ajuda, dá abrigo, carinho a Chiron e vende drogas para a mãe de Chiron (Naomie Harris).

Desconcertante essa situação.

Mahershala e Naomi concorrem a Oscar de Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante, merecidamente.

moonlight

Outra linha trabalhada no filme, trata da sexualidade do protagonista. Na infância, sofria bullying e era chamado de “bicha”, quando sequer sabia do que isso se tratava.

O garoto tímido e calado, mas analítico e tendo que sobreviver num contexto pobre, sem afeto, oprimido, vitima de zombarias, faz suas descobertas e trilha sua própria história.

Curiosidade: na trilha sonora tem uma música do nosso Caetano Veloso: Cucurrucucu Paloma, do álbum Fina Estampa.

Concorre a 8 Oscars: Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Atriz Coadjuvante (Naomie Harris), Roteiro adaptado, Fotografia, Edição e Trilha original.

Tem pela frente a pedreira “La La Land: Cantando Estações”. Pode vencer? É difícil. “La La Land” tem o formato para ser o Melhor Filme da Academia. Por outro lado, “Moonlight”, em tempos de Donald Trump, poderia ser uma resposta da Academia, ouvindo a voz do povo, para premiar a diversidade e as minorias.

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Comments are closed.