O novo filme da Disney, inspirado no clássico desenho de 1968 e no livro The Jungle Book de Rudyard Kipling de 1890, estréia dia 14/04 nos cinemas e conta a história do menino Mogli (Neel Sethi) que orfão de pais humanos, foi criado por uma alcateia e seu mentor, a pantera Bagheera (Ben Kingsley).
Após ser ameaçado a deixar seu lar pelo tigre Shere Khan (Idris Elba), ele embarca em uma aventura pela selva onde conhece o divertido urso Baloo (Bill Murray), a cobra não tão bondosa Kaa (Scarlett Johannsson) e o rei dos primatas Loiue (Cristopher Walken).
Até ai tudo bem, nada novo.
Tudo que já assistimos quando éramos pequenos, com o desenho da Disney, se repete nesse novo filme, com a diferença que ele é todinho feito em CGI e live action. A primeira impressão que temos, quando ouvimos esse detalhe de filmagem, é que será um filme bem fantasioso, colorido e claramente com detalhes que fogem do real. Mas ao contrário disso, é bem visível a preocupação em manter tudo bem próximo da realidade: cenários, animais, animações, luz, etc. Eu particularmente adoro os clássicos da Disney! E gostei da experiência de poder ver esse desenho antigo tomar forma nas telinhas ao estilo do século 21.
Mas ainda assim é a história que já conhecemos; aventuras de um garoto na selva, vilões e mocinhos, a importância da família, regras e tradições, animais que falam e música. Sim, eles trouxeram as clássicas músicas do desenho! Eu não sei se é bom, mas acho que as crianças de hoje não querem mais canções nos filmes… E para os adultos, que já conhecem o desenho, sabem que a “música tema” de Mogli nem é lá aquelas coisas pra virar hit de sucesso como Let It Go, por exemplo.
E como toda animação, eu gosto de ver dublado, essa não foi diferente…. Mas, me arrependi. Não sei o que aconteceu nesse processo de dublagem, mas tem falas e cenas que os personagens não tem emoção na voz, tudo muito robótico e o português enxuto como lemos no dicionário. A atuação do Neel Sethi (Mogli) também deixou a desejar, pois já vi atores mirins com mais desenvoltura para interpretação, mas vamos dar um desconto né? Um garoto de 10 anos gravou um filme todo em CGI, praticamente um Will Smith em Eu sou a Lenda!
Mesmo assim, ainda vale ver o filme no cinema? Sim, vale pelos efeitos visuais, roteiro e, também, pelos pequenos da nova geração que não conhecem a história do Mogli. Pelas crianças, assista dublado, mas se puder assista legendado e obrigatoriamente em 3D, afinal gravaram o filme em CGI então vamos aproveitar a tecnologia disponível, certo? Certo!
Mogli – O menino lobo (The jungle book)
- Estreia: 14/04/2016
- Gênero: Aventura, drama, fantasia
- Origem: Estados Unidos
- Direção: Jon Favreau
- Roteiro: Justin Marks, Rudyard Kipling
- Distribuidor: Walt Disney
Comments are closed.