O cinema estava em crise. Com as tv’s de alta definição, blu-ray’s players e discos caindo de preço, qualquer pessoa tinha acesso a um equipamento de última geração para ver filmes no conforto do lar. Não esquecendo que a pirataria também corre solta no comércio informal. E por isso, as salas de cinema foram gradativamente sendo abandonadas.
Então surge novamente o Midas James Cameron que apresenta Avatar com a nova tecnologia 3D. Causou um alvoroço na indústria cinematográfica e mídia em geral.
As salas voltaram a ficar lotadas. Todos comentando a sensação magnífica de estar dentro do filme, ainda mais àqueles que buscaram salas IMAX notando o grande envolvimento tridimensional. As bilheterias começaram a inflar. O cinema estava salvo.
Alguns deslizes em alguns filmes aconteceram, pois não foram filmados propriamente em 3D e sim, convertidos. Outros filmes usaram a tecnologia do jeito correto e se saíram muito bem. Outros nem o 3D salvaram o mais importante de um filme: a história.
Uma coisa precisa ser notada. De tempos em tempos. Ou melhor, décadas em décadas, a indústria cinematográfica arrisca com alguma tecnologia para atrair público. Foi com a projeção digital, o IMAX, e muitas vezes com o 3D. Sim, o 3D já faz parte da história do cinema há muito tempo. Desde os anos 50 os óculos tentaram criar o efeito de profundidade que criavam imagens emergindo das telas.
Eu vi alguns filmes em 3D: Avatar (excelente); Alice no País das Maravilhas (3D usado para jogar coisas na platéia e história fraca); Rio (excelente uso da tecnologia, mas não necessária); Harry Potter 7.2 e Capitão América (péssimo 3D e película escura demais).
Minha opinião é que o 3D está com seus dias contados novamente. Já ouço muitos reclamarem dos óculos pesados e incômodos; das projeções escuras; da péssima conversão da tecnologia (ao mexer um pouco a cabeça, a imagem fica embaçada); e por aí vai. E algo que faz seus olhos e cérebro serem enganados, para criar a sensação de profundidade, não é uma coisa tão saudável e boa assim.
Eu quando procuro um filme no cinema, sempre faço uma busca se é legendado. Agora acrescentei mais um item: se ele é 2D. 3D nunca mais. Ou me convença do contrário
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
9 Comments
Bom, nunca fui muito fã de cinema em 3D. Acho o óculos incômodo, muitas vezes pesado e, confesso, tenho um certo "nojinho" por não saber a frequencia de limpeza do mesmo.
Aí chegou HP 7.2 e eu fiquei louca para assisti-li no IMAX, teoricamente o melhor 3D do país e bum! Decepção. 3D falhando, embaçando, escuro… me deu dor de cabeça.
Achei que era azar, mas depois do Capitão América e a mesma sensação, tá decidido: 3D pra mim nunca mais.
Harry Potter 7.2 no Imax 3D foi péssimo, embaçado e escuro. O Capitão América 3D tava escuro e estragou o filme para mim, enfim, 3D é MUITO IRRITANTE.
3D nunca mais!!!!
Acho que nos não vimos o mesmo filme, com o mesmo 3D nem no mesmo cinema! 😮
Harry Potter 7.2 no Imax – SP!! Eu amei!!!
Ok, o 3D era totalmente dispensável, apenas a cena inicial do Snape passou uma ótima impressão do 3D, de resto, nem ficaram cenas marcantes no 3D. Então no final o que amei mesmo foi o filme, que aguardei tanto pra ver. Como fã dos livros, no final acho que meu ainda esperava um pouco mais, mais coisas contadas, mas concordo que fica difícil colocar tudo no filme, acabou que este me agradou. Só com uma vontade de quero mais. O jeito é reler os livros, rever os filmes…
Avatar em 3D é claro, é o máximo!
Vi A Era do Gelo 3 em 3D e não gostei, esse sim me deu dor de cabeça.
Eu acho que a qualidade do filme 3D depende de 2 coisas:
1) se ele é filmado em 3D ou convertido
Avatar é nativamente 3D e tinha um visual espetacular. Harry Potter e Capitão America foram convertidos na pós-produção, por isso talvez não sejam tão bons (estou supondo, pq não vi nenhum dos dois em 3D – "busted")
2)intensidade da lampada na projeção.
Os cinemas espertalhões não usam as lampadas na intensidade adequada (pra prolongar a vida util da mesma) e com isso, o 3D (que já é naturalmente mais escuro) fica ainda mais escuro e consequente uma porcaria pra quem assiste.
Eu particularmente não faço muita questão do 3D não, o cinema já é caro o suficiente sem ele.
O que percebo é que o cinema 3D está virando uma prostituição e explico o pq desse termo: 90% dos filmes estão sendo lançados com “3D”, o que atrai novatos para o cinema (sim, muitas pessoas nunca viram filmes 3D, ou nem sonhavam com essa possibilidade) e deixa os ingressos mais caros, gerando mais lucro. A prostituição se dá na conversão de qualquer porcaria com pequenos efeitos e a estes, dado o nome de 3D.
Tentei buscar Capitão América em 2D (não acho necessário 3D para este filme) e só achei salas com horários chulos e dublados, ou seja, não assisti!
Smurfs, acredito que tenha sido projetado para 3D, então a experiência deverá ser divertida, mas não excepcional.
Avatar (que apesar de ser longo, não era cansativo, o que eu achei maravilhoso), Alice (cores e flores, adorei) e A Origem (profundidade e sentimento de estar na cena) em 3D eu gostei bastante… Harry Potter achei desnecessário o Efeito 3D, mas o filme é ótimo.
Quer ver um filme que não gostei em 3D? Transmorfers! É tanta bagunça de carro batendo que vc perde referência na cena, além de que é cansativo demais.
Da higiêne dos óculos, eu sempre pego itens lacrados e limpos, nunca peguei conjutivite ou coisas do tipo…
Os óculos do Imax são grandes, porém confortáveis… os do cinemark parecem óculos de fantasia de carnaval – deformados, pesados e incômodos.
Bom… essa é minha visão do mundo 3D.
Bjs
Ara
concordo em relação ao 3d , em muitos casos prefiro aguardar o lançamento nas locadoras e assistir no conforto da minha casa.
Sou viciado em tudo quando se trata de 3D, acho q é uma tecnologia q veio pra revolucionar e salvar o cinema sim, como ja ouvi outra pessoas falando, o 3D é como o cinema colorido, logo q foi lançado ele era rejeitado e considerado desnecessário, hj todos os filmes apresentam esse formato, acredito que com o tempo, as filmagens em 3D tenham sua qualidade melhorada devido ao barateamento dessa produção, e espero que os grandes estudios de Hollywood parem de converter filmes para ganhar mais dinheiro em cima de ingressos mais caros, filme em 3D é muito bom, mas se feito com qualidade!!
Amigo com certeza vc e os outros não perderão tempo de pesquisar um pouco mas sobre a tecnologia e como todo brasileiro tive que pesquisar sobre o que eu iria ter em minhas mãos antes de comprar e vi as diferenças de tecnologia 3d e por favor n estou fazendo propaganda mas a melhor de todas é sem dúvida a (LG LED DE 47 POLEGADAS) É a melhor. devemos levar em conta varias questões.
(1° sobre os óculos: o de tecnologia passiva e interpolado ALEM DE SER O MAIS AVANÇADO ATÉ MESMO QUE O DE BATERIA DA SANSUNG. SÓ ESTE que resolve o problema de se mexer ou virar a cabeça de lado.
Eu já assisti filmes em 3d deitado de lado e o efeito é o mesmo. COM O ÓCULOS PASSIVO INTERPOLADO.
Existem trés óculos de tecnologia passiva. CUIDADO AO COMPRAR O SEU FAÇA UNS TESTES.
1º SE UMA DAS LENTES É MAS CLARA QUE A OUTRA ESTE É RUIM.
2º SE QUANDO VC DIANTE DO FILME LEVA O ÓCULOS DA POSIÇÃO HORIZONTAL PARA VERTICAL E O ÓCULOS MUDADA DE COR CORRE ESTE É O PIOR.
(ESCOLHA SEMPRE O PASSIVO POLARISADO OU INTERPOLADO ESTE É O MELHOR E SÓ A LG TEM E SEM FALAR QUE ELE NÃO PESA ABSOLUTAMENTE QUASE NADA OU NADA MEU FILHO DE 3 ANOS NUNCA RECLAMOU E ELE ASSISTE FILME 3D POR HORAS JÁ OS DE CINEMA ELE TIROU EM MENOS DE 30 MINUTOS POR CAUSA DO PESO E FORMATO.
SOBRE O TAMANHO DA TELA.
É RIDÍCULO ACHAR QUE VC VAI TER UMA CERTA EMOÇÃO AO ASSISTIR FILME EM UMA TELA MENOR QUE 40 POLEGADAS TIPO OS DE PC (RIDÍCULO). FORA OUSAR DIZER QUE É NOVA TECNOLOGIA USANDO ÓCULOS DE DUAS CORES OS MESMOS DE 30 ANOS ATRAS SÓ FIZERAM DE ACRÍLICO (ABAFA)KAKAKA
E QUANTO AO 3D EM TELA DE LCD. É POSSÍVEL UMA TV LCD REPRODUZIR FILME 3D?
SIM. MAS NÓS NUNCA VEREMOS TODOS OS EFEITOS COM DEFINIÇÃO, PERDEMOS UNS 60% EM QUALIDADE EU FIZ O TESTE POIS MEUS AMIGOS TEM ESTES MODELOS. OU SEJA NÃO ESTOU FALANDO A ESNO COMPROVEI COM MEUS OLHOS.
E PARA FINALIZAR TODO 3D DEVE ESTAR NO MINIMO NO FORMATO ( MKV E O VIDEO COM DIMENÇÃO DE 1200×1080. POIS FORA DESTE FORMATO E DIMENÇÃO JÁ ERA DE VEZ COM FILME EM 3D VC PODE PEGAR UM ORIGINAL E CONVERTER EM MKV MAS SE ALTERAR O TAMANHO UM POUQUINHO, JÁ ERA SEU 3D AI NEM TVs LED DARÃO JEITO.
E POR FIM O FILME DEVE SER REPRODUZIDO EM DVD COM TECNOLOGIA 3D. OU EM PENDRIVE QUE CAIBA O FILME COM FOLGA OU HD EXTERNO OU (HDMI ACIMA DE 4.0). DIRETO DE UMA EXCELENTE PLACA DE VÍDEO DO PC QUE DEVE SER UM BOM PC.
CABOS COMO (AVI – VÍDEO COMPONENTE – SUPER VIDEO – JVC – VGA OU ATÉ MESMO HDMI QUE NÃO SEJA 4.0 NUNCA MAS NUNCA SERÃO CAPASES DE REPRODUSIR FILMES EM 3D MESMO COM TVS LED SEJÁ QUAL POLEGADA FOR.
DESCULPE SE ESCREVI DE MAS MAS O ALTOR DESTE BLOG ME ESTIGOL A CONVENCELO DO CONTRARIO ESPERO TELO CONVENCIDO UM ABRAÇO A TODOS FIQUEM COM DEUS.
Ta brincando? tenho uma tv lg 47" com quatro óculos (passivos).. é simplesmente perfeito assistir um filme 3D nessa TV… Acho que o 3D só vai avançar, espero que os filmes 2D sejam substituidos ao pouco por filmes com melhor qualidade e em 3 dimensões.