O dia mais esperado dos cinéfilos cariocas finalmente chegou. O Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro chega à sua 20ª edição cumprindo a tradição de apresentar os destaques de grandes festivais estrangeiro, como Cannes, Berlim, Veneza e Toronto.
Depois de sofrer com a perda do apoio da prefeitura e enfrentar dificuldades que quase levaram ao cancelamento dessa edição, o Festival do Rio ainda teve um doloroso adiamento de um mês, impactando numa programação recheada de filmes sem o costumeiro caráter do ineditismo (que dessa vez passou para a Mostra de São Paulo).
Intempéries à parte, o circuito deste ano traz as novas obras de grandes cineastas como Lars Von Trier (A Casa que Jack Construiu) e Spike Lee (Infiltrado na Klan). Entre os destaques estão o japonês Assunto de Família (vencedor da Palma de Ouro de Cannes), Se a Rua Beale Falasse, novo filme de Barry Jenkins (Moonlight), No Portal da Eternidade (com Willem Dafoe), Um Amor Inesperado (com o astro argentino Ricardo Darín), Vox Lux (com Natalie Portman e Jude Law), White Boy Rick (com Matthew McConaughey) e muitos outros.
Também estão presentes vários candidatos a uma vaga do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como o polonês Guerra Fria (do cultuado Pawel Pawlikowski), o dinamarquês Culpa e o suspense sul-coreano Em Chamas (com Steven Yeun, o Glenn da série The Walking Dead). Já na mostra nacional, destacam-se o horror Morto Não Fala (com Daniel de Oliveira), o drama Rasga Coração (do gaúcho Jorge Furtado) e o faroeste Cano Serrado (com Milhem Cortaz).
E para aqueles mais interessados em pré-estreias, teremos O Ódio que Você Semeia (adaptação literária) e Operação Overlord (produzido por J.J. Abrams). A programação completa pode ser acessada em http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes.
Com direito a sessão de gala, no clássico Cine Odeon, As Viúvas, nova produção de Steve McQueen, foi o filme de abertura e conta com Viola Davis, Colin Farrell, Robert Duvall e Liam Neeson no elenco. O tapete vermelho começou às 20h, seguido da sessão exclusiva para convidados às 21h, mas o público estava liberado para adquirir os ingressos para a sessão da meia-noite.
Para comprar os ingressos, basta acessar a página oficial do festival no site da Ingresso.com.
Por enquanto é isso. Um bom festival a todos e não esqueçam de acompanhar a cobertura especial aqui, no Central 42!
NOTA: Para acompanhar tudo que publicarmos do Festival, acesse Festival do Rio 2018.
Comments are closed.