Lançado este ano no Festival Sundance de Cinema, Strangerland conta a história de uma família que se muda para a cidade de Nathgari, no deserto australiano. Desde o começo é demonstrado que essa é uma família problemática, e a própria mudança para Nathgari aconteceu para que escapasse de algo feito na cidade anterior pela filha mais velha, Lily (Maddison Brown). Todos odeiam o lugar para onde se exilaram e, certa noite, Lily e seu irmão caçula, Tommy (Nicholas Hamilton), saem para perambular. O pai, Matthew (Joseph Fiennes), vê os adolescentes deixando a casa e não faz nada.
Na manhã seguinte, ambos estão desaparecidos. Não dormiram em casa nem foram à escola e Catherine (Nicole Kidman), a mãe, é informada de que eles não vêm frequentando as aulas. Uma tempestade de areia se aproxima e, desesperada para encontrar as crianças, ela pede ajuda ao marido, que se mostra um pouco indiferente. Para ele, é mais importante manter as aparências de família funcional do que admitir que os filhos fugiram de casa e estão desaparecidos. Fica claro que a relutância do pai se deve ao fato de Lily já ter sumido anteriormente e causado escândalos; mas talvez o que realmente deixe o casal preocupado é Tom ter sumido com ela dessa vez.
Se eles tiverem se perdido no deserto, a temperatura não permitirá que sobrevivam muitos dias sem água. O pai não acredita muito nessa possibilidade, crendo que a filha será encontrada com um homem qualquer, tendo arrastado Tom junto com ela.
O desaparecimento vai ficando mais complicado à medida que as investigações da polícia progridem. Lily era uma jovem de 15 anos bastante promíscua, já tendo se envolvido sexualmente com vários jovens da cidade. Rae (Hugo Weaving), o investigador a cargo do caso, chega a sugerir à mãe que talvez o comportamento da adolescente se deva a algum abuso na infância. O estresse deixa a família com os nervos à flor da pele, e a população chega a sugerir que está envolvida no sumiço de Lily.
Drama e suspense, Strangerland é uma obra bem conduzida e atrativa, fruto da direção de Kim Farrant e do roteiro de Michael Kinirons e Fiona Seres.
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