Apesar de dar uma sensação de mais do mesmo, Atividade Paranormal 4 acaba trazendo um novo frescor à série. Explicarei o paradoxo.
Aqui, apesar do recurso dos anteriores de marcar cada noite com horários, as esperas são menores e menos cansativas. Isso porque temos uma diversificação maior da trama, ainda que a história do casalzinho seja chata, existe uma quebra de expectativa interessante no roteiro, trazendo algumas surpresas.
O recurso do notebook com webcam dá momentos muito interessantes, como quando a menina Alex vai ver o que está acontecendo no andar inferior da casa e ficamos com a visão do amigo/namorado, olhando o quarto vazio.
O uso do ligar e desligar da câmera também são bem interessantes. Não há aqui o desespero por mostrar tudo. Há uma naturalidade maior em desligar a câmera, como quando Alex se despede do rapaz, ou quando o pai lhe pede que pare de gravar em determinado momento. Esse recurso acaba trazendo o suspense maior na plateia, que perde algumas ações e fica apenas imaginando.
O filme se torna mais rico e o ritmo é mais fluido, apesar da expectativa continuar sendo a chave para o efeito de tensão do filme. E apesar de que, em muitos outros momentos, andar pela casa com um notebook na mão pareça muito forçado.
O recurso do Kinect acaba sendo um plus ao filme. Além de dar um visual mais assombroso à sala, traz ainda bons efeitos de susto, nos fazendo observar com maior atenção para cada parte da tela.
Como enxergamos através de uma câmera noturna, o efeito dos pontos de detecção de movimento se torna mais difícil em distinguir os personagens, dando-lhes um aspecto fantasmagórico que funciona como mais um elemento de tensão dentro do filme.
Mas a verdade é que Atividade Paranormal 4 funciona mesmo é como experiência coletiva. Pelo menos para os que, assim como eu, não têm tanto medo do que veem em tela. A tensão constante dentro da sala de cinema, os gritos, os comentários honestos, o clima de terror, nos ajuda a entrar na brincadeira. Afinal, essa é a maior graça do filme.
PS: Existe uma cena extra após os créditos. Então, para não ficar curioso, não fuja do cinema antes da hora.
Classificação: BOM
Atividade Paranormal 4 (Paranormal Activity 4)
Direção: Henry Joost e Ariel Schulman Elenco: Katie Featherston, Kathryn Newton, Matt Shively, Brady Allen, Alisha Boe, Tommy Miranda. Gênero: Suspense, Terror
Duração: 95 min. Distribuidora: Paramount Pictures
* Curto e Grosso é a seção da Central 42 dos reviews de filmes e séries, apresentados de uma maneira rápida, direta e sem muito blá blá blá.
1 Comment
Eu assisti no cinema numa seçao das 4 da tarde a slaa estava praticamente vazia, 3 amigos e eu e mais 4 pessoas, realmente assustei bastante,nos outros da serie ficava tensa e assustava mas nesse ate gritei no cinema.O bom é justamente o que você falou o tempo de espera para q algo aconteca nao é tao grande e os sustos sao dados por qualquer coisa, muito bom o filme, acho q cumpriu a proposta, pena q nao fiquei ate o fim dos creditos agora quero ver a cena extra