A Campanha Estudar Vale a Pena (desenvolvida pelo Instituto Unibanco) é um concurso que tem como objetivo contribuir para os esforços de escolas públicas no sentido de reduzir o abandono escolar.
A problemática do abandono escolar é complexa, apresentando vários fatores determinantes e múltiplas consequências.
“A sociedade brasileira parece ainda não ter-se dado conta da verdadeira crise de audiência que vem afetando nosso ensino médio,com previsíveis consequências para o desenvolvimento sustentável do país. Trata-se de uma verdadeira bomba-relógio” – Wanda Engel
O Instituto Unibanco está convencido de que não é possível combater esse mal apenas com ações pontuais. É preciso que o assunto seja tratado na escola ao longo de todo ano letivo de forma abrangente.
O objetivo desta campanha é estimular os alunos, os professores e o corpo diretivo das escolas de Ensino Médio a se engajarem em uma ação que trará benefícios para toda a comunidade estudantil, diminuindo o abandono escolar. “Ao longo dos últimos anos, desenvolvemos diversas tecnologias que trouxeram ótimos resultados na melhoria do desempenho escolar dos jovens que estão cursando o Ensino Médio nas escolas parceiras do Instituto, porém ainda não obtivemos os resultados desejados para o problema da evasão escolar. Por este motivo, estamos engajados na campanha Estudar Vale a Pena”, explica Wanda. “Nossas pesquisas demonstraram que, entre as causas desta sangria, o desinteresse é um dos fatores preponderantes, representando 40%, por isso a ideia da campanha”, completa.
O projeto é flexível e poderá ser adaptado à realidade de cada escola, uma vez que o Instituto atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Foi criado um planejamento estruturado para facilitar o trabalho dos coordenadores da campanha de cada instituição de ensino. Esta campanha embala um concurso, onde as melhores escolas serão premiadas. As escolas que atingirem o índice de 100% de permanência, ou seja, não perderem nenhum aluno, receberão um prêmio especial: um kit conforto (geladeira, sofá e microondas), um Kit sala multimídia (notebook, projetor e tela) e um kit esportivo (mesa de ping pong, kit vôlei e kit futebol). A escola com maior índice de permanência ganhará 1 kit conforto e 1 kit sala multimídia. O segundo lugar será premiado com um kit sala multimídia e um kit esportivo e, o terceiro lugar receberá um kit esportivo.
Para saber mais sobre essa campanha, acesse: Estudar Vale a Pena .
Lista de Posts recentes:
[PTP]posts[/PTP]
1 Comment
Realmente, a mudança tem que começar agora!!! Se não investir na educação hoje, o futuro do país está fadado à um povo submisso, sem expectativa e sem empreendedores, que é o que move a economia de uma nação (ações empreendedoras, geração de lucro).
Esses dias li uma reportagem em que nos EUA, em 4 Estados, não mais será ensinado aos alunos a escrita em letra de mão, apenas letra de forma… ou seja, daqui a pouco as pessoas não saberão nem escrever. Tudo bem, não é no Brasil, mas isso reflete o descaso com algo tão importante, que é a educação.
Gostei da idéia do projeto e acho super válida.
É uma pena que as atitudes dependam muitas vezes de uma troca (recebimento de prêmios) e não como um prazer pelo ato de educar.
Beijos Beijos
Ara