Octavio Caruso é ator, escritor e crítico de cinema do site devotudoaocinema.com.br e colunista do site da jornalista Anna Ramalho.
Em entrevista exclusiva para o Central 42, Caruso respondeu algumas perguntas na Bienal do Livro 2013, onde lançava seu primeiro livro “Devo tudo ao Cinema”.
Driih Amaral – O que mais te inspira quando está escrevendo?
Octavio Caruso – A inspiração nasce normalmente de alguma memória passional, ou de algum tema que me revolte. São sempre esses dois pólos. Tento me conectar com o garoto de outrora, procurando criar algo que ele gostaria de ler. Penso nos leitores, não somente em agradá-los, mas em desafiá-los, subverter suas expectativas.
D.A. – Qual é o seu maior sonho como escritor?
O.C. – Construir um legado que seja relevante anos depois de minha morte. Que se lembrem de mim com algum carinho e que meus trabalhos sobrevivam ao árduo teste do tempo.
D.A. – O que você tem a dizer a todos que lerão seu livro? Alguma mensagem em especial?
O.C. – Tenho apenas que agradecer pelo interesse em conhecer o meu trabalho. Espero que “Devo Tudo ao Cinema” seja uma inspiração, um convite para que o leitor se apaixone ainda mais pela Sétima Arte e entenda melhor a função da crítica cinematográfica.
D.A. – Existe alguma formula para escrever bem? Tem alguma dica para dar a quem quer ser escritor?
O.A – A melhor forma de se escrever bem é colocando no papel apenas o que sua emoção pede. Deve-se esquecer da gramática e de qualquer regra técnica, apoiando-se apenas no que você deseja expressar. A prática irá aparando as arestas com o tempo. Existem muitos experts em língua portuguesa que não me prendem a atenção em uma página. Amor deve ser sentido em cada linha. E minha mensagem para todos: O Brasil não prioriza a cultura, mas se você quer viver de Arte e realmente ama o que faz, acredite no sonho até o fim. A recompensa pode demorar a chegar, mas vale cada gota do suor investido.
Devo Tudo ao Cinema – Como Venci o Bullying Com A Arte
Autor: Octavio CarusoEditora: Litteris
Categoria: Artes / Cinema
Sinopse: Qual a relação entre o bullying e o cinema? A resposta está nesse livro, onde já nas primeiras páginas, numa convivência muito próxima com o personagem central, vamos conhecer e entender acerca desse ato hostil e violento. Cada capítulo nos leva a viver o cinema na sua intensidade e beleza, e ao chegarmos a última página estaremos profundamente conscientes desse mal e de como agir para evitá-lo.
Octavio Caruso nos faz entender como a sétima arte é capaz de servir de ponte para a cura desse tipo de comportamento. Um livro singular, porque tudo nele é real.
Para adquirir o livro na Saraiva, clique no link -> http://el2.me/LJNH
1 Comment
Orgulhosamente PUBLIQUEI uma 'chamada' para este ótimo artigo no NOVO site agregador de LINKS dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).
Abraços cordiais.