A batalha de hoje é entre os filmes O Grande Gatsby de 1974 e 2013, baseados no livro de F. Scott Fitzgerald que deu origem a ambos. (Vale lembrar que existem outros dois filmes, de 1926 e 1949, mas não os vi)
[tabs type=”horizontal”]
[tabs_head]
[tab_title] O Grande Gatsby (1974) [/tab_title]
[tab_title] O Grande Gatsby (2013) [/tab_title]
[/tabs_head]
[tab]
https://youtu.be/1MstmidhHNQ
[/tab]
[tab]
https://youtu.be/TaBVLhcHcc0
[/tab]
[/tabs]
1º Round – Roteiro
Nick é um aspirante a escritor que se muda para Nova York para trabalhar na bolsa. Lá ele conhece Gatsby, seu vizinho milionário, misterioso e festeiro. Do outro lado da baía mora sua prima e seu esposo em uma grande casa luxuosa. Assim, Nick entra no mundo envolvente dos milionários, cheios de festas e ilusões.
O livro passa um ar de futilidade, luxos e glamour o tempo todo.
Ambos os filmes são bem fiéis a história do livro, inclusive alguns detalhes, mas a forma de contar é diferente. O filme de 1974 parece transparecer mais a futilidade enquanto o de 2013 passa o glamour. Fica faltando alguma coisa nos dois filmes.
O Grande Gatsby(1974) 1 X 1 O Grande Gatsby(1974)
2º Round – Trilha Sonora
A história se passa nos anos 20, época rica em músicas de qualidade.
O filme de 1974 usa bem desse material, mas apenas nas festas; o resto das cenas são bem silenciosas.
O filme de 2013 errou feio na mão, para passar o clima de glamour e ostentação quiseram usar músicas atuais que não cabem no roteiro, descartando grandes músicas de jazz e boogie oogie.
O Grande Gatsby(1974) 2 X 1 O Grande Gatsby(1974)
3º Round – Fotografia / Direção de Arte
O filme de 1974 mantém tons pastéis, luzes claras e meio esfumaçadas, exatamente como eu imaginava ao ler o livro.
Já o de 2013 parece ter sido filmado inteiro em frente a tela de Chroma key, o que deixou tudo muito colorido, brilhante, luxuoso e exagerado. Chegou um ponto em que eu estava vendo erros de sombras que não batiam com a fonte de luz. Acaba cansando o olhar.
O Grande Gatsby(1974) 3 X 1 O Grande Gatsby(1974)
4º Round – Elenco
Agora a coisa fica séria. Vou tentar ir por personagens.
Jay Gatsby: Robert Redford e Leonardo DiCaprio captaram bem a personalidade do personagem. Um homem misterioso, que parece esconder algo, mas ao mesmo tempo obstinado e romântico.
Daisy Buchanan: Mia Farrow e Carry Mulligan estão lindas, e tolas. Exatamente como são retratadas no livro.
Tom Buchanan: Bruce Dern e Joel Edgerton estão tão arrogantes e canastrões que até parecem a mesma pessoa.
Myrtle Wilson: Isla Fisher me pareceu mais fiel ao que imaginei durante a leitura. Uma mulher pobre e gananciosa, mas que sabe aproveitar o que a vida tem de bom. Karen Black me pareceu mais alguém que só sonha em sair do buraco onde vive.
Por fim, mas mais importante, Nick Carraway: o narrador da história, que a vivencia mas parece mais um expectador do que fator determinante na trama. Um homem do Oeste, simples e de certa forma “inocente”. Sam Waterston passa exatamente isso. Já Tobey Maguire só mantém aquele perfil de bobo de sempre.
O Grande Gatsby(1974) 4 X 1 O Grande Gatsby(1974)
[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]
VENCEDOR: O livro.
Todas as impressões que fiquei dos filmes foi baseada no que criei na minha mente ao ler o livro. Portanto, recomendo que o leiam. É um clássico, tem pouco mais de 150 páginas e é uma leitura fácil e agradável. Assim, vocês conhecem a obra original e podem dizer qual filme atende mais às suas expectativas.
As minhas foram alcançadas mais satisfatoriamente com o filme antigo, apesar de ser mais arrastado e cansativo.
Comments are closed.