O dilema do que fazer no dia 12 persiste na cabeça de muitos casais. É um evento mundial e raramente sediado no Brasil, mas vai explicar isso para elas! A mulher é sem dúvida a peça fundamental do casal, são românticas e não abrem mão de sair com o namorado para um lugar especial no dia 12, querem um tempo só para elas.
A maior dificuldade para eles é ficar fora da festa com os amigos, perder a abertura e o jogo da seleção no churrasco na casa dos amigos. Mas o que fazer para driblar o problema? A mestre em psicologia, Dra Letícia Guedes da Clínica Vivencialle de Goiânia, ressalta que nem tudo está perdido, se o amor for verdadeiro elas podem abrir mão e antecipar a data ou o horário da comemoração.
“É preciso escapar das eventuais crises neste dia, a melhor opção é não frustrar o parceiro (a). Os casais podem deixar para comemorar o Dia dos Namorados na data no aniversário de namoro, caso ela ainda não tenha passado ou podem comemorar no dia 11.
Devemos lembrar que a data é mais que uma questão comercial para o casal não perder o estímulo de comprar flores, presentes, sair para jantar, fazer um dia todo romântico. As datas comemorativas são apenas para simbolizar e firmar algo já existente”, disse.
Respeitar a vontade do parceiro é importante para que haja cumplicidade, o relacionamento deve ser sempre agradável, por isso, é preciso escapar e optar no que for melhor para o casal.
“O Dia dos Namorados pode e deve ser comemorado todos os dias, o carinho, afeto, o desejo de ficar juntos precisa ser diário, e, portanto a abertura dos jogos e principalmente no primeiro jogo do Brasil não deve ser um empecilho e um evento para gerar problemas no relacionamento. É preciso colocar na balança se seu amor é apenas um dia e se esse dia pode refletir negativamente no relacionamento, gerando desavenças. Se isso acontece é por que o casal já está em crise e possivelmente um ou outro irá colocar o evento como problema no relacionamento”, ressalta Dra. Letícia.
O bom senso e o diálogo são os principais fatores não só no dia 12, manter este posicionamento é fundamental para um relacionamento duradouro. “Copa é de quatro em quatro anos, o namoro são todos os dias, não há nada que possa atrapalhar a programação. O jogo dura pouco, podem assistir juntos e sair à noite ou sair na virada da noite do dia 11 para o dia 12. Programe um encontro mais tarde no dia anterior, assim a comemoração acaba se esticando e no outro dia o casal pode passar o dia todo juntos, vão ser praticamente dois dias de intensa comemoração”, explica.
Dicas para evitar brigas
- Não pense que seu namorado (a) é uma propriedade sua. O sentimento de posse pode estragar a relação, o melhor é evitar.
- A comunicação entre o casal é necessária sempre! Tente observar o que é bom ou ruim e verbalize para o parceiro com educação, para que não haja desgaste com algo que por falta de diálogo, acabe esfriando a relação.
- No dia da abertura da Copa, convide muitas amigas da sua namorada para assistir com vocês. Isso pode deixá-la mais animada e confortável, já que muitas não costumam assistir jogos de futebol, mas abrem exceção na Copa do Mundo.
- Elas devem entender que eles gostam do evento e que o romance também pode existir em dias de jogos, use a imaginação para curtir esse momento com todo o entusiasmo.
Texto de autoria da Psicóloga Dra. Letícia Guedes – Sócia proprietária da clínica Vivencialle, é psicóloga clínica, analista do comportamento, especialista em terapia comportamental – cognitiva, Mestre em psicologia, professora de pós – graduação, palestrante, conferencista, escritora, Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental – ABPMC. Possui cursos na área da sexualidade humana. Ministra cursos de terapia sexual só para mulheres, além de trabalhar com terapia de casais.
Comments are closed.