De hoje (02/11) até domingo (06/11) acontecerá o Anima Mundi em São Paulo! Esse ano o evento terá como sede a Cinemateca Brasileira e o Cine Belas Artes.

Ontem a noite rolou a abertura do evento; a sessão especial teve a princípio a fala dos organizadores e alguns patrocinadores, a projeção de alguns curtas selecionados dentro de todos que irão passar no festival e, por fim, um pequeno coquetel.

Para deixá-los com um gostinho de quero mais, farei uma pequena sinopse dos filmes passados ontem:

SIGNUM

“Graças às possibilidades oferecidas pela animação, pinturas rupestres ganham movimento. Cada episódio do filme é inspirado numa pintura pré-histórica.”

O criador dessa animação, Witold Giersz, signumé um senhor polonês de 90 anos que teve seu trabalho muito reconhecido na década de 1960. Esse curta foi todo produzido realmente na pedra. Difícil ficar inerte a linda técnica desse desenho.

 

(OTTO)

“Uma mulher que não pode ter filhos rouba o amigo imaginário de uma menininha e esconde o segredo do marido.”otto

A estética desse desenho pode lembrar muitos desenhos infantis da TV, mas a temática é bem adulta e emocionante.

 

CHATEAU DU SABLE (Castelo de Areia)

“Em meio a um deserto, soldados tentam proteger uma pérola chateau-du-sablemaravilhosa de uma criatura gigantesca.”

A estética dessa animação é incrível, a areia quase entra nos olhos de tão real. E o enredo, cheio de ação, não conseguiria ser mais lúdico.

 

IF I WAS GOD (Se Eu Fosse Deus)

“O que você faria se tivesse 12 anos e de repente descobrisse ter poderes divinos? Você os usaria para o bem? Para o mal? Talvez um pouco dos dois? if-i-was-godPara um menino que devaneia enquanto disseca um sapo na aula de biologia, as possibilidades parecem infinitas.”

Tem um quê de Tim Burton, talvez no estilo sombrio do desenho, mas o enredo é divertidíssimo e mergulha fundo na mente de uma criança.

 

NO OFFENSE (Sem Culpa)

“Um júri não hesita em aplicar a pena de morte a um grupo de cartunistas, mas um no-offensedeles se recusa a aceitar seu destino.”

De uma forma politicamente incorreta essa história super engraçada critica o politicamente correto, ou somente o ambiente de ódio que a sociedade vive atualmente.

 

O PROJETO DO MEU PAI

“Pra desenhar uma coisa direito, é preciso desenhar essa mesma coisa mil vezes, até ela ficar o-projeot-do-meu-paido jeito que a gente quer.”

Produção nacional! Através do aprendizado do desenho essa menininha conta sobre seu relacionamento com o pai e mostra, de uma forma engraçada e triste ao mesmo tempo, a forma como uma criança enxerga os caminhos da vida.

 

OTTO 

“Uma abordagem metafórica e abstrata do ciclo natural dos eventos, que com ottofrequência modificam as regras que guiam os personagens.”

Talvez a animação mais surrealista de ontem, mas que questiona ciclos de uma maneira plasticamente linda.

 

UN PLAN D’ENFER (Um Plano Infernal)

“Dois ladrões, dezenas de gatos e muitos cachorros latindo. um-plano-infernalAs condições ideais para roubar… assim parecia.”

Com traços que me parecem tipicamente franceses, bonitos mas diferentes, o curta traz uma história em que é impossível ficar sem dar risada.

 

AGE OF OBSCURE (A Era do Obscuro)

tcff16-shorts%5cage_of_obscure_2“Antes de o mundo nascer, a forma do mundo era obscura”
Não há o que entender, apenas experimentar. Com certeza uma experiência sensorial necessária.

 

 

Por fim deixo um que não foi exibido ontem mas que acredito merecer destaque:

maxresdefault“The Present” do alemão Jacob Frey que foi inspirado no trabalho do brasuca Fábio Coala do site “Mentirinhas”.

“Jake passa a maior parte do tempo jogando videogames dentro de casa, até o dia em que sua mãe decide presenteá-lo…”

 

Author

Fotógrafa, publicitária, traça de livros e apaixonada por cinema.

Comments are closed.