Tiago, do Cine Alerta, me pediu para ir à cabine de imprensa ver o documentário Anderson Silva, Como Água, sobre o lutador de UFC, e que, após a exibição, teria uma coletiva com o próprio.
Eu estou em férias. Nem precisei pensar em aceitar o convite. Minha primeira vez em participar de um evento assim. E lá fui eu pro Shopping Eldorado em São Paulo, no Cinemark.
Ao chegar ao local, devidamente credenciado, me orientaram a entrar na sala XD. Lembram-se dela? Nosso primeiro post da Central 42? Relembrem aqui.
Inicialmente já gostei da escolha da sala. A tela é enorme frente às tradicionais, e ver um documentário ali são pontos positivos.
E vamos ao filme:
Como Água, que dá nome ao filme, é uma citação que Bruce Lee fez em uma entrevista:
Um lutador precisa ser como água, que, se dentro de um copo, se torna o copo; se dentro de um bule de chá, se torna um bule de chá. É preciso se adaptar.
O início do documentário é confuso sobre o que ele será exatamente. A primeira impressão é em ser apenas sobre a vida do lutador, seus sonhos, família, intercalando com depoimentos, treinos e lutas. Tanto que vemos nos primeiro minutos, o seu dia-a-dia, sua rotina familiar, os filhos, esposa, o descanso em casa, e alguns poucos momentos dos treinos.
Então o filme inicia sua narrativa real a partir da luta com Damian Maia, onde foi severamente criticada sua vitória por pontos. O que causou tensão entre ele e o chefe do UFC, Dana White.
Após isso, o lutador Chael Sonnen, desafia Anderson Silva ao título, iniciando inúmeros ataques verbais, em entrevistas em rádios e tevês.
Anderson vai para os USA treinar. É sua primeira vez fora do Brasil para se preparar a uma luta, longe dos treinadores que o acompanham há muito tempo.
A preparação do “Spider”, assim como é conhecido Anderson Silva, não é só o principal objetivo do filme, mas acompanhar a tensão do lutador e de todas as pessoas envolvidas em seu treinamento. O documentário alterna em seus treinos, a tensão da imprensa sobre sua luta com Maia, sua apatia aos questionamentos da imprensa e provocações de Sonnen. Percebe-se que quanto mais próximo o dia da luta se aproxima, mais a narrativa e a edição ficam tensas, levando o espectador a sentir o que o lutador está sentindo naqueles momentos. Você percebe o alívio de Anderson após o final tenso da luta e a sua vitória.
[youtube video=”DOi3ERjDf5M” width=”600″]
A direção do documentário, de Plabo Croce, foi premiada com o Tribeca Film Festival Awards.
Talvez faltou um pouco mais de informações no filme. Por exemplo, é notadamente visto que Anderson está com fortes dores antes e depois da luta, e poderiam criar um clima ainda mais pesado no contar dessa história.
Mas, ao seu final, o documentário cumpre seu propósito em conhecer o lutador. Trouxeram o octógono ao cinema e com sucesso. Ainda mais após a popularização do MMA no Brasil, que ocorreu após a luta de Anderson contra Vitor Belfort.
Vladimir Fernandes da California filmes, informa que o filme será lançado em 200 salas de cinema, um número até grande para um documentário.
A coletiva de imprensa foi super descontraída e Anderson é super simpático e divertido, deixando todos a vontade. Veja na íntegra:
[youtube video=”UwtCvaR7bd” width=”600″]
Anderson Silva, Como Água (Like Water)
Sinopse: Anderson Silva é o homem mais mortífero do planeta — o campeão mais duradouro do UFC e o lutador de MMA mais temido. O filme oferece uma perspectiva única da lenda viva ao mostrar os treinos em preparação para a defesa do título de sua carreira contra seu arquiinimigo Chael Sonnen. Sonnen, um ex-campeão conhecido por muitos por ter a habilidade necessária para derrotar Anderson Silva. Elenco: Anderson Silva, Dana White, Chael Sonnen Direção: Pablo Croce Gênero: Documentário Duração: 76 min. Distribuidora: California FilmesLista de Posts recentes: [PTP]posts[/PTP]
9 Comments
Muito bom! Parabéns!
Muito boa matéria, para poucos parabéns!!
Olha, não tava sabendo disso.
O post tah mto bom!!
Parabéns!! ^^
Obrigado!!!!
Obrigado, Ilba!!!
Valeu Nanda…obrigado!!!!
Emersão, UFC não é a minha praia, mas gostei da abordagem dada. Nada como estar presente a uma exibição especial e seguida de uma coletiva… Parabéns !
Obrigado Shin…fiquei me sentindo um profissional…ehheheheh…ou quase…
Appreciating the time and energy you put into your web site and in depth information you provide. It is good to come across a weblog every once in a while that isn’t the same out of date rehashed information. Superb read! I’ve saved your web page and I’m adding your RSS feeds to my Google account.