O Mago das Mentiras da HBO Films, que será exibido no Brasil somente na TV, conta a história de Bernie Madoff, O Mago das Mentirasum investidor admirado de Wall Street, que em 2008 foi responsável por um golpe de 65 bilhões de dólares e teve a pena de 150 anos de prisão numa penitenciaria de segurança máxima.

ENREDO
Trata-se de uma filmagem do livro “The Wizard of Lies: Bernie Madoff and the Death of Trust”, da escritora Diana B. Henriques.

O filme conta a história do “respeitado e admirado”, Bernie Madoff, um dos responsáveis pela criação da Nasdaq, onde chegou a presidência e um personagem de referência no mercado de investidores de Wall Street.

O que foi retratado no filme é que esse ícone da economia norte-americana na verdade administrava uma esquema de pirâmide, esquema Ponzi, onde o dinheiro novo, de novos investidores, financiava o lucro dos mais antigos. Uma hora a pirâmide iria desmoronar. Isso ocorreu em 2008, durante a maior crise da economia americana, desde a crise de 1929. Madoff era o presidente da Bernard L Madoff Investiments Securities LLC.

Ele tinha carisma e influência no mercado dos investidores. Chegava até recusar investimentos. Para ser seu cliente não bastava ter dinheiro, tinha que ser aceito por ele. Quem entrasse no seu seleto grupo de investidores tinha a certeza de grandes lucros. Com seu currículo invejável estava acima de qualquer suspeita, até mesmo de seus dois filhos que trabalhavam na empresa e de sua mulher.

Ele arquitetou um plano muito inteligente e mantinha sigilo de suas ações fraudulentas. A empresa ocupava dois andares 16º e 17º de um prédio. No 16º tudo era lindo, tudo certo e lícito, já no 17º era onde acontecia a pirâmide. Foi preso, julgado e sua família hostilizada. Teve uma condenação a 150 anos de prisão num presidio de segurança máxima.

CRÍTICA
A convite da HBO, fui assistir a essa produção para TV de o Mago das Mentiras (“The Wizard of Lies”, no original).

No papel de Bernie Madoff o talentosíssimo Roberto De Niro, que tem uma atuação perfeita para o papel: não é simpático, compenetrada no seu “esquema” e não demonstra remorso do que fez, se baseando na Roda da Fortuna, onde o que vale é fazer o dinheiro girar, dar emprego e produzir lucros a qualquer custo.

No papel da mulher e companheira está outra também talentosa Michelle Pfeiffer, que tem excelente atuação da mulher que “não sabia de nada”.

Por toda a história dos jornais e livros sobre o assunto, parece que realmente isso aconteceu. Bernie mantinha segredo das operações escusas que fazia. Vale ainda destacar a atuação dos personagens dos filhos Mark (Alessandro Nivola) e Andrew (Nathan Darrow). O mais velho, Mark, sofreu mais com a decepção com pai e as consequências de tudo. Muito boa a atuação de Nivola, no papel do filho mais velho, sofrendo a decepção pela das ações do pai.

Outra atuação que merece ressaltar é a de Hank Azaria, que interpreta o personagem Frank Dipascali, O Mago das Mentiras hank azariaque operava o 17º andar onde ocorria os negócios escusos.

O filme é um drama que narra de quando a pirâmide desmorona até prisão de Madoff. Alguns flashes do passado acrescentam ao enredo as informações necessárias à trama.

O filme não traz nenhuma nova verdade sobre o caso da fraude de 65 bilhões de dólares, mas aborda com competência a repercussão na imprensa e toda a vergonha que a família passou e o lamento dos investidores. Muitas pessoas foram lesadas em milhões de dólares e houve um sentimento de descrença na economia americana.

O diretor do filme é Barry Levinson (“Rain Man”. “Bom dia, Vietnã”, “Sleepers – A Vingança Adormecida”, “Esfera”, “Bugsy”e muitos outros).

Não tem como fazer comparação com o que ocorre hoje no Brasil com tudo que temos visto na TV.

Não se fala outra coisa entre relações escusas dos políticos e grandes empresas.

A grande diferença é que lá o “bandido” sai algemado de casa pelo FBI e fica preso, bem preso, e sem comunicação.

Quando vemos uma história tão bem contada, de forma até didática, como que ensinando “não façam isso”, nos perguntamos como podemos continuar confiando em nossos semelhantes. As decepções maiores vêem de quem menos desconfiamos.

O Mago das Mentiras cena

É o caso de Bernie Madoff, um respeitável cidadão americano, acima de qualquer suspeita que foi capaz de lesar muitas pessoas com seu esquema fraudulento. O filme deixa uma pergunta no ar: como ele conseguiu guardar esse segredo por tanto tempo sem envolver a família nisso e a economia de nada desconfiar?

Como disse, o filme é didático. Faço votos que os corruptos veja esse filme. Para aprender que “o crime não compensa”.

Para todos os honestos, espero que vejam esse bom filme para saber que existem, entre nós, pessoas como Bernie Madoff capaz de nos enganar.

A diferença entre os USA e o Brasil: lá quem rouba leva 150 anos de prisão.

[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]

GRADE DE EXIBIÇÃO DOS CANAIS HBO

O filme entrou em cartaz nos canais HBO, na TV, e será exibido em diversas sessões. Como tenho NET, verifiquei na grade dos canais HBO as próximas exibições:

Segunda-feira dia 22.05 22:00h canais 172 HBO 2 e 672 HBO 2 HD
Terça-feira dia 23.05 20:15h canais 171 HBO e 672 HBO HD
Quarta-feira dia 24.05 14:20h canais 172 HBO 2 e 671 HBO 2 HD
Quinta-feira dia 25.05 00:00h canais 172 HBO 2 e 672 HBO 2 HD
Sábado dia 27.05 20:00h canais 172 HBO 2 e 672 HBO 2
Sábado dia 27.05 00:45h canais 171 HBO e 671 HBO HD
Terça-Feira dia 30.05 08:30h canais 172 HBO 2 e 672 HBO 2 HD
Terça-feira dia 06.06 12:02h canal 172 HBO 2
Quinta-feira. dia 08.06 16:55h canal 171 HBO
Sábado dia 10.06 02:20h canal 172 HBO 2
Domingo dia 11.06 13:30h canal 171 HBO
Segunda-feira dia 12.06 09:39h canal 172 HBO HBO 2
Quinta-feira dia 15.06 06:10h canal 172 HBO 2
Sexta-feira dia 16.06 08:30h canal 172 HBO

[/box]

Author

Administrador de Empresas e Advogado; MBA: Marketing, RH e Comunicação; Professor: Oratória, Marketing de Relacionamento e Excelência no Atendimento em Call Center; Cinéfilo, amante das artes e adora novas culturas.

Comments are closed.