Nascido na Espanha 1948, José Luis García-López e sua família se mudaram para a Argentina em 1953, onde desenvolveu sua paixão pelos quadrinhos e começou a atuar profissionalmente com apenas 13 anos de idade. Mudou-se para New York em 1974 em busca de melhores oportunidades profissionais. O resultado disso foi uma revolução na forma como os personagens da DC Comics são vistos até hoje e a consagração de García-López como um dos maiores quadrinistas de todos os tempos.
Há mais de 40 anos, García-López tem trabalhado regularmente como desenhista nas revistas do Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Novos Titãs, Jonah Hex, Flash, Esquadrão Atari e com praticamente todos os personagens da editora, além de aclamados projetos como “Twilight” (que lhe rendeu uma indicação ao prêmio Eisner), “Road to Perdition” e “Cinder e Ashe”. Desenhou também dois dos raroscross-overs que reuniram personagens das editoras DC e Marvel Comics: “Batman vs Hulk” (1981) e “Doctor Strangefate” (1997), pelo qual recebeu sua segunda indicação ao Eisner. Na San Diego Comic-Con de 2014 foi anunciado que ele está trabalhando na adaptação para os quadrinhos criada originalmente para a série de TV da década de 60 por Harlan Ellison e que apresentaria o vilão Duas-Caras, porém que nunca foi filmada. A história será publicada em Novembro de 2014.
Criador da representação definitiva dos personagens da DC Comics
No início da década de 1980, García-López recebeu a tarefa de criar as artes para o primeiro “DC Comics Style Guide”, uma manual de estilo utilizado para orientar empresas do mundo inteiro interessadas em produzir e comercializar produtos com os personagens da editora. García-López desenhou literalmente centenas de imagens de todos os principais personagens da DC Comics na época e tanto recriou quanto consolidou o estilo de cada um deles.
“Ele literalmente criou o estilo universal dos personagens DC. Muitas pessoas vêem nossos personagens e não têm ideia de que estão vendo o trabalho criado por José”, diz Steve Korte, editor do livro “75 of DC Comics”, publicado pela Taschen.
“O desenho dele é belo, elegante, descritivo e refinado, exatamente o que precisávamos para definir nossos personagens”, escreveu Jeanette Kahn, ex-presidente e ex-editora-chefe da DC Comics. “A intepretação dele para os heróis da DC Comics é ao mesmo tempo universal e totalmente dele.”
García-López continua criando artes para o style guide da editora, incluindo versões baseadas nos filmes lançados pela DC/Warner e da versão “Novos 52” dos personagens, após o relançamento de todas as revistas e revisão da cronologia da editora que aconteceu no final de 2011.
Os desenhos criados para o style guide da década de 1980 continuam sendo encontrados em uma infinidade de produtos e apresentam o visual “vintage” dos heróis DC. Sheldon Cooper, personagem principal da série “The Big Bang Theory”, já apareceu em vários episódios com camisetas desenhadas por García-López, que são produzidas no Brasil pelo Studio Geek.
Lançamentos especiais na CCXP
A primeira participação de García-López em um evento no Brasil é uma parceria da CCXP do Studio Geek e da Marsupial Editora, que estão preparando lançamentos especiais para comemorar a presença do artista no evento:
- Camisetas exclusivas “José Luis García-López”, baseadas em artes criadas pelo artista, a serem lançadas pelo Studio Geek;
- “Grandes Mestres – José Luis García-López”, edição brasileira do livro que traz a trajetória deste que é um dos maiores quadrinistas de todos os tempos, a ser lançada pela Marsupial Editora.
Comments are closed.