Estevão Ribeiro, natural de Vitória/ES, atualmente mora em Niterói/RJ e é desenhista e roteirista. Caçula de 6 irmãos que curtiam quadrinhos, logo tornou-se fã da arte, e seu talento o levou a tornar-se autor de quadrinhos, tendo trabalhado com o maior expoente nacional do ramo, Maurício de Sousa. Em 2009, lançou o blog de tirinhas Os Passarinhos, contando a história de dois passarinhos que dividem o mesmo galho de árvore: Hector – aspirante a escritor, idealista e inconveniente e seu fiel amigo, o ácido e rabugento Afonso.
Como Hector quer ser escritor, ocorrem várias piadas de situações (quem está no meio sabe exatamente como é) e, com Afonso, convivem com outras figuras que povoam o meio: os críticos literários, os fãs, a família, os vizinhos, as pessoas de todos os dias. E não são apenas piadas de escritores e para escritores: são reflexões sobre a vida, a amizade, o companheirismo, a arte de conviver.
Os Passarinhos trazem um humor divertido e inteligente, com diversas referências à cultura pop e ao mundo dos livros.
E de onde eles surgiram? Estevão nos conta:
“Os Passarinhos nasceram por acidente. Estava numa sala de espera para uma reunião e, enquanto aguardava o pessoal, desenhei o Hector. A ideia era desenhar algo simples, rápido e percebi que o personagem tinha ficado muito carismático. Tentei fazer outro para servir de escada, o Afonso, que era tão simples quanto ele. Assim seria mais fácil de reproduzir em sequência Depois fiz testes de tirinhas e quando juntei umas 17, comecei a publicar no blog Eu Rio Muito. Quando vi que as pessoas gostaram dos personagens, criei o blog Os Passarinhos, que, aliás, chamavam-se Os Pássaros. Mudei porque já estava registrado o domínio e coloquei em diminutivo.”
Estevão diz que os Passarinhos são representações do que ele vive – “O Hector tem muito de mim, o Afonso também, mas das pessoas em volta, principalmente. Minha esposa faz as vezes do Afonso, meu enteado (de nove anos) faz o Hector, com suas perguntas ingênuas. Às vezes sou simplesmente eu, refletindo sobre o que eu faço (escrever, desenhar) ou sou eu dando um choque de realidade num passarinho sonhador.”
Com o sucesso do blog, o autor lançou um livreto (agora em sua 2ª edição) com algumas tirinhas clássicas e várias inéditas pela Balão Editorial. O formato é pequeno, do tamanho aproximado de uma tirinha quando dimensionada em jornal ou revista, com uma tirinha por página. E elas são sobre temas comuns à vida de dois pássaros, como os grãos de milho de cada dia ou as dificuldades de arranjar uma boa árvore para se estabelecer, mas também de alguns temas que nós seres humanos entendemos muito bem: a inveja de uma pessoa melhor sucedida, as dificuldades em arranjar um bom emprego ou uma companhia. Tudo isso de uma forma leve, com fortes pitadas de ironia. Reduzir uma história, mesmo que curta, a três quadros e conseguir contá-la é um grande desafio – e o autor consegue vencê-lo.
E sobre esse novo tamanho de livro, Estevão informa: “A maioria dos leitores aprovou, mas as livrarias não. Eu tenho tentado trabalhar um conceito de “Livro Presente”. Oferecer uma boa capa, formato diferenciado e economia na produção. Fazer um livro no formato de uma tira é bom, pois deixa o trabalho mais volumoso e o formato chama atenção. Por outro lado é mais fácil de ser extraviado e as livrarias podem amargar prejuízo. Mas as pequenas lojas têm colocado próximo ao caixa e nas seções de presentes, atingindo a proposta do formato. Além disso, a venda pela Internet foi favorecida com o formato, que cabe dentro de uma carta comum. O segundo álbum sairá neste formato também”. Cabe ressaltar que o envelope do meu exemplar da 1ª edição veio “autografado” pelo autor com um desenho bem bacana, e meu instinto colecionador o guardou para a posteridade.
E esse ano os Passarinhos foram indicados ao 23º Troféu HQMix nas categorias: Novo Talento – Roteirista (Os Passarinhos – Estevão Ribeiro) e Publicação de Tira (Estevão Ribeiro – Balão Editorial).
E o sucesso dos Passarinhos não para por aí. Alguns novos projetos estão por vir e o mais recente é a venda das pelúcias de Hector e Afonso na lojinha do blog dos Passarinhos.
Minha opinião é que os Passarinhos têm uma carreira longa pela frente. Adoro as histórias, os personagens, as situações que enfrentam. Muitas tiras são histórias únicas que terminam na própria tira e outras são seriadas. Hector e Afonso nos cativam da mesma maneira que muitos personagens já nos cativam há muito tempo (Calvin e Hobbes; Snoopy; Charlie Brown e sua turma; Geraldão; Garfield; entre outros).
*Fontes do post: Pipoca e Nanquim, Leitura Escrita, +Soma, O Espanador
6 Comments
Eu quero todos os prêmios! :p Tem jeito não?!
Os passarinhos de pelúcia são muito fofos, mas quero os livros tbmmmm!!!! 😀
CARAMBA…que legal!
Adorei demais os bichinhos…coisa mais fofa!
E as ideias dos quadrinhos também são muito boas…Adorei!
Mas o que eu mais gostei foi do talento do cara em desenhar…Muito foda! Parabens!!!
Agora sobre o sorteio, participando e divulgando!
Beijos
Já estou participando, retuitando, divulgando… e de dedos cruzados ;))
E não vou mentira que torço pro Estevão Ribeiro ganhar muita grana e me contratar como assessora de imprensa dele ;p
ô #$%¨¨&*#$ não vou "mentir"
Uhuuuuuuuuuuuuu!!!!!! Cadê as fotos da entrega dos prêmioooos?????